A sua dieta é parte importante do seu tratamento de câncer. Comer os tipos certos de alimentos antes, durante e após o tratamento pode ajudá-lo a se sentir melhor e manter-se forte.
Petiscos rápidos e fáceis:
Pães, bolinhos e bolachas
Pipoca com manteiga
Bolos e biscoitos feitos com grãos integrais, frutas, nozes, gérmen de trigo ou granola
Cereal
Queijo duro ou semi-macio
Bolo de queijo (cheesecake)
Sopas cremosas
Molhos feitos com queijo, feijões ou creme azedo
Frutas (frescas, em calda, secas ou purês)
Saladas ou sobremesas de gelatina
Granola
Ovos duros e temperados
Sorvete, frozen iogurte, picolés
Sucos
Milkshakes, bebidas instantâneas de café da manhã
Nozes
Manteiga de amendoim
Pão árabe e hummus
Pizza
Pudins e cremes à base de ovos
Sanduíches
Legumes (crus ou cozidos)
Leite integral ou semidesnatado ou achocolatado
Iogurte
Como aumentar as calorias:
Manteiga e margarina: adicione a sopas, purê de batatas e batatas assadas, mingaus de cereal, grãos, arroz, macarrão e vegetais cozidos.
Creme batido: use adoçado no chocolate quente, em sobremesas, gelatinas, pudins, frutas, panquecas, waffles.
Leite e creme: Use em sopas cremosas, molhos, pratos com ovos, massas de bolo, pudins e cremes à base de ovos. Coloque em mingaus ou cereais. Misture com macarrão, massas, arroz e purês de batata. Espalhe sobre o frango ou peixe ao assar. Use como liga em hambúrgueres, bolos de carne e croquetes. Use leite integral em vez de desnatado. Use creme no lugar de leite nas receitas. Faça chocolate quente com creme e adicione marshmallows.
Queijo: Derreta sobre cozidos, batatas e legumes. Adicione a omeletes e sanduíches.
Queijo cremoso (“creamcheese"): espalhe sobre pães, bolinhos, fatias de frutas e bolachas. Adicione a legumes. Forme bolinhas e passe em nozes picadas, gérmen de trigo ou granola.
Creme azedo: Adicione a sopas cremosas, batatas assadas, macarrão com queijo, legumes, molhos, molhos de salada, cozidos, carnes assadas e peixes. Use como cobertura para bolos, frutas, sobremesas de gelatina, pães e bolinhos. Use como molho para frutas e legumes frescos. Para uma boa sobremesa, misture a polpa de frutas, adicione açúcar mascavo e coloque na geladeira até que fique frio antes de comer.
Molhos de salada e maioneses: use com sanduíches, combine com carnes, peixes e ovos ou saladas de legumes, use como liga em croquetes, use em molhos ou pratos com gelatina.
Mel, geléia e açúcar: Adicione a pães, cereais, bebidas com leite e sobremesas de frutas e iogurtes. Use como cobertura para carnes, tais como frango.
Granola: Use em massas de biscoitos, bolinhos e pães. Espalhe sobre legumes, iogurtes, sorvetes, pudins, cremes à base de ovos e frutas. Faça camadas alternadas com frutas e ponha para assar. Misture com frutas secas e nozes para comer um petisco. Use como substituto do pão ou do arroz em receitas de pudim.
Frutas secas (uvas passas, ameixas, tâmaras, figos): Experimente cozinhar as frutas secas; sirva no café da manhã ou como sobremesa ou lanche. Adicione a bolinhos, biscoitos, pães, bolos, arroz e pratos com grãos, cereais, pudins e recheios. Asse em tortas e pastéis. Combine com legumes cozidos, tais como cenouras, batatas doces, inhame e abóboras. Combine com nozes ou granola.
Ovos: Adicione ovos cozidos picados a saladas e molhos, legumes, cozidos e carnes batidas no liquidificador. Faça um creme rico à base de ovos, leite e açúcar. Adicione gemas cozidas extras a recheios de ovos temperados e a recheios de sanduíches. Adicione ovos batidos a purês de batatas, purês de legumes e molhos. (Não deixe de cozinhar esses pratos depois de adicionar os ovos, pois os ovos crus contêm bactérias nocivas). Adicione ovos ou claras extras a cremes à base de ovos, pudins, quiches, ovos mexidos, omeletes e a massas de panqueca e rabanadas antes de cozinhar.
Preparo dos alimentos: Cubra as carnes e legumes com farinha de rosca. Se tolerar, refogue e frite os alimentos quando possível, pois esses métodos adicionam mais calorias do que assar ou grelhar. Adicione molhos ou caldos.
Queijo duro ou semi-macio: Derreta em sanduíches, pães, bolinhos, tortillas, hambúrgueres, cachorro quente, outras carnes ou peixes, legumes, ovos, sobremesas, frutas cozidas ou tortas. Rale e adicione a sopas, molhos, cozidos, pratos com legumes, purês de batatas, arroz, macarrão ou bolos de carne.
Queijo cottage/ricota: Use para rechear ou misture com frutas e legumes. Adicione a cozidos, espaguete, macarrão e pratos com ovos, tais como omeletes, ovos mexidos e suflês. Use em gelatinas, sobremesas tipo pudins, cheesecake e massa de panqueca. Use para rechear crepes e massas ou macarrões.
Leite: use leite em vez de água em bebidas e para cozinhar, quando possível. Use ao preparar mingaus, sopas, chocolate e pudins. Adicione molhos cremosos a legumes e a outros pratos.
Leite em pó instantâneo desnatado: Adicione ao leite regular e a bebidas com leite, tais como gemadas pasteurizadas e milkshakes. Use em cozidos, bolos de carne, pães, bolinhos, molhos, sopas cremosas, purê de batatas, pudins e cremes à base de ovos e em sobremesas a base de leite.
Sorvete, iogurte e frozen iogurte: Adicione a refrigerantes e a bebidas à base de leite. Adicione cereais, frutas, gelatinas e tortas. Bata no liquidificador ou misture com frutas macias ou cozidas. Alterne camadas de sorvete ou frozen iogurtes com fatias de bolo, biscoitos ou bolachas doces. Faça bebidas para o café da manhã com frutas e bananas.
Feijões/legumes: Cozinhe e use ervilhas, legumes, feijões e tofu em sopas ou adicione a cozidos, massas e pratos com grãos que também contenham queijos ou carne. Amasse feijões cozidos com queijo e leite.
Nozes, sementes e gérmen de trigo: Adicione a cozidos, pães, bolinhos, panquecas, biscoitos e waffles. Espalhe sobre frutas, cereais, sorvetes, iogurtes, legumes, saladas e torradas, como uma cobertura crocante. Use no lugar de farinha de rosca. Bata no liquidificador com salsinha ou espinafre, ervas e creme para fazer um molho para macarrão, massas ou legumes. Role bananas em nozes picadas.
Carne e peixe: Adicione carne ou peixe cozido e picado a legumes, saladas, cozidos, sopas, molhos e massas salgadas. Use em omeletes, suflês, quiches, recheios de sanduíche e recheios de frango ou peru. Recheie massas de tortas ou de biscoitos para fazer empanadas. Adicione a batatas assadas recheadas.
p.s: não esqueça de consulta médico e/ou nutricionista.
fonte: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente/dicas/dicas.php