Powered By Blogger

sábado, 27 de julho de 2019

Câncer > Sarcoma de Partes Moles:Tratamento do Sarcoma de Partes Moles por Estágio

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 26/05/2016 - Data de atualização: 20/07/2018

A única maneira de curar um sarcoma de partes moles, é removê-lo completamente cirurgicamente. Estes tumores são difíceis de serem tratados e exigem experiência e habilidade clínico cirúrgica. Alguns estudos mostraram que os melhores resultados são obtidos com os pacientes tratados em centros oncológicos especializados no tratamento de sarcoma.
Estágio I
Os sarcomas de partes moles estágio I, de qualquer tamanho, são tumores de baixo grau. Tumores pequenos (até 5 cm de diâmetro) nos braços ou pernas podem ser tratados apenas com cirurgia. O objetivo da cirurgia é a remoção do tumor com uma margem de tecido normal livre de doença. Uma outra opção é o tratamento com radioterapia após cirurgia para destruir possíveis células cancerígenas remanescentes da cirurgia, diminuindo a chance de recidiva da doença.
Se o tumor não estiver localizado em um órgão, por exemplo, na cabeça, pescoço ou no abdome, a remoção de todo o tumor com uma margem de tecido normal em torno, pode ser mais difícil. Para estes tumores, a radioterapia com (ou sem) quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia, para tentar diminuir o tamanho do tumor e facilitar a remoção cirúrgica. Se a radioterapia não for realizada antes da cirurgia, pode ser administrada após o procedimento cirúrgico para diminuir a chance de uma recidiva da doença.
Estágios II e III
A maioria dos sarcomas estágios II e III são considerados tumores de alto grau. Eles tendem a crescer e se disseminar rapidamente. Mesmo quando estes sarcomas ainda não se disseminaram para os linfonodos, o risco é alto. Estes tumores também tendem a recidivar localmente após a remoção cirúrgica.
O principal tratamento para os sarcomas estágios II e III é a cirurgia, com remoção dos linfonodos. Se o tumor é grande ou está em local de difícil acesso, o paciente é tratado inicialmente com quimioterapia, radioterapia, ou ambos com o objetivo de reduzir seu tamanho e tornar mais fácil a remoção cirúrgica. Estes tratamentos também diminuem a chance de uma recidiva da doença. Os tumores menores podem ser tratados inicialmente com cirurgia, seguida de radioterapia para reduzir o risco da recidiva.
Em casos raros, a amputação é necessária para remover todo o membro junto com o tumor.
Apenas a radioterapia com (ou sem) quimioterapia pode ser realizada quando a localização do tumor ou seu tamanho ou ainda o estado de saúde geral do paciente torna impossível a cirurgia.
Estágio IV
Um sarcoma é considerado estágio IV, quando se disseminou para locais distantes (metástases). Neste estágio, os sarcomas raramente são curáveis. Porém, alguns pacientes podem ser curados se o tumor principal e todos os focos de disseminação da doença puderem ser removidos cirurgicamente. A melhor taxa de sucesso é quando a disseminação é apenas para os pulmões. Os tumores principais desses pacientes devem ser tratados como estágios II ou III, e as metástases, se possível, devem ser completamente removidas.
Para pacientes cujo tumor primário e todas as metástases não podem ser completamente removidas cirurgicamente, a radioterapia e/ou quimioterapia são frequentemente administradas para aliviar os sintomas. Os medicamentos quimioterápicos doxorrubicina e ifosfamida são muitas vezes a primeira escolha - isoladamente ou em conjunto com outras drogas. Se a doxorrubicina for utilizada, pode ser administrada junto com o olaratumab. A gemcitabina e o docetaxel podem ser administrados se a primeira combinação de medicamentos não responder. Os pacientes com angiossarcomas podem se beneficiar de tratamento com paclitaxel ou docetaxel com vinorelbina.
Recidiva
A recidiva pode ser local ou à distância. Se o sarcoma recidivar no mesmo local onde se iniciou, pode ser tratado cirurgicamente. A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia, se não foi realizada no tratamento inicial. Se anteriormente foi realizada a radioterapia externa, a braquiterapia pode ser uma nova opção.
Se o sarcoma recidivar em um local distante, pode ser administrada a quimioterapia. Se o sarcoma se disseminou apenas para os pulmões, pode ser possível remover todas as áreas afetadas cirurgicamente. A radioterapia é usada para tratar os sarcomas que se disseminaram para o cérebro, bem como para quaisquer recidivas que provoquem sintomas, como dor.





Fonte: American Cancer Society (06/04/2018)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual 
#Sarcoma de Partes Moles# vasos linfáticos#vasos sanguíneos#músculos
#tecido gorduroso#aponeuroses#tendões
#nervos#tecidos sinoviais (revestimento das articulações) #osteossarcomas 
# tumor de Ewing #rabdomiossarcoma#tumores de células fusiformes
# fasceíte nodular e a miosite ossificante#Fibrossarcoma.#Sarcoma de partes moles alveolar#Angiossarcoma#vasos sanguíneos (hemangiosarcomas#vasos linfáticos (linfangiossarcomas)#Sarcoma de células claras#Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas#Sarcoma epitelioide
#Sarcoma fibromixoide de baixo grau
#Tumor estromal gastrointestinal (GIST)#Lipossarcomas.
#Mesenquimoma maligno#Tumores dos nervos periféricos malignos#neurofibrossarcomas#Schwannomas malignos
# sarcomas neurogênicos
#Mixofibrossarcomas de baixo grau#Rabdomiossarcoma#Sarcoma sinovial#Sarcoma pleomórfico indiferenciado#histiocitoma fibroso maligno
#Tumores de Partes Moles Intermediários
#Dermatofibrossarcoma protuberante#Fibromatose#tumores desmoides
#fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial#Hemangioendotelioma#Fibrossarcoma infantil
#Tumor fibroso solitário#

Sarcomas de Partes Moles Benignos

#Elastofibromas.#Fibromas#Histiocitoma fibroso#Tumores glômicos
#Tumores de células granulares#Hemangiomas#Hibernomas#Lipomas#Leiomiomas#Lipoblastomas
#Linfangiomas#Mixoma#Neurofibromas
#neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen#Neuromas#PEComa
#angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose#Rabdomiomas#Schwannomas
#Tumor tenossinovial de células gigantes#Neurofibromatose#síndrome de Gardner# gene AP#síndrome de Li-Fraumeni (gene TP5)#retinoblastoma(gene RB1)#síndrome de Werner(gene RECQL2)
#síndrome de Gorlin ou síndrome do carcinoma nevoide de células basais é causada por defeitos no gene PTC
#esclerose tuberosa pode ser causada por um defeito no gene TSC1 ou no gene TSC2.#Danos no sistema linfático#################
#Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
 #vísceras#epiderme#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla