Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2018

O que é um Efeito Adverso?

Segunda, 03 de Setembro de 2018 






Um efeito adverso, também conhecido como efeito indesejável ou reação adversa, é uma resposta prejudicial e não intencional que ocorre após a toma de um medicamento, vacina, dispositivo médico ou suplemento alimentar.
Os medicamentos, quando tomados de forma adequada, trazem enormes benefícios, mas nenhum é 100% seguro para todas as pessoas e em todas as situações. Todos os medicamentos podem causar efeitos adversos, especialmente se não os usar de acordo com a recomendação do médico ou farmacêutico.
risco de ter efeitos adversos varia de pessoa para pessoa, uma vez que o corpo pode reagir de maneira diferente a um mesmo medicamento.
No folheto informativo fornecido com o medicamento as reações adversas são listadas por ordem decrescente de frequência de ocorrência:
  • Muito frequentes: mais de 1 em cada 10 pessoas são afetadas
  • Frequente: entre 1 em 10 e 1 em 100 pessoas são afetadas
  • Pouco frequentes: entre 1 em 100 e 1 em 1.000 pessoas são afetadas
  • Raros: entre 1 em 1.000 e 1 em 10.000 pessoas são afetadas
  • Muito raros: menos de 1 em 10.000 pessoas são afetadas
  • Desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis).
Mas não se assuste se se deparar com uma comprida lista de efeitos adversos! Estes estão registados para sua segurança, o que não significa que os mesmos vão ocorrer…
Deve, no entanto, consultar o folheto informativo para saber se alguns destes efeitos poderão interferir com determinados aspetos da sua vida, como por exemplo, a sua capacidade de conduzir e utilizar máquinas, podendo tornar essa atividade insegura.
Se suspeita de eventuais reações adversas a um determinado medicamento:
  • Comunique-as ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, de forma a obter orientações sobre o que fazer, já que poderá ter de parar de tomar o medicamento em questão;
  • Notifique-as, mesmo que se trate de um efeito descrito no folheto informativo.
É extremamente importante comunicar as reações adversas, notificando-as ao Infarmed, através do seu site, pelo Portal RAM – Portal de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos.
Qualquer cidadão, quer seja quem sofreu a reação quer seja um familiar ou cuidador pode fazer a notificação. Se tiver dificuldades poderá sempre pedir ajuda a um profissional de saúde.
Assim estará a ajudar a fornecer mais informações sobre os medicamentos e consequentemente a contribuir para um melhor conhecimento sobre os efeitos dos mesmos de forma a os tornar mais seguros!


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/o-que-e-um-efeito-adverso/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla