5 de setembro de 2018
A privação de sono tem sido associada a comer mais, se movimentar menos e ter maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Toho, no Japão, explicou: “Não ficou claro se a intolerância à glicose foi devida às mudanças na ingestão de alimentos ou gasto de energia ou à própria privação do sono”.Os pesquisadores estudaram dois grupos de camundongos: um grupo foi mantido acordado por seis horas a cada noite (“privação do sono”), enquanto o grupo controle foi autorizado a dormir como desejado. A equipe de pesquisa ofereceu alimentos com alto teor de gordura e água com açúcar – imitando as escolhas alimentares relacionadas ao estilo de vida que as pessoas fazem – para ambos os grupos antes do estudo. Durante o período de sono / vigília, os animais tiveram oportunidades limitadas de atividade física.
Os pesquisadores mediram os níveis de glicose e teor de gordura do fígado imediatamente após o período de teste. Os níveis de glicose no sangue foram significativamente maiores no grupo de privação de sono do que os controles após uma sessão de seis horas de vigília.
Os níveis de triglicérides (gordura) e a produção de glicose no fígado também aumentaram no grupo de privação de sono após um único período de despertar. Os triglicerídeos hepáticos elevados estão associados à resistência à insulina ou à incapacidade do organismo de processar adequadamente a insulina.
Além disso, a falta de sono mudou a expressão de enzimas que regulam o metabolismo do fígado no grupo de privação de sono. Essas descobertas sugerem que “estudos de intervenção destinados a prevenir a esteatose hepática induzida pela privação de sono e a resistência à insulina devem ser realizados no futuro”, escreveram os pesquisadores.
Referência:
Fumika Shigiyama, Naoki Kumashiro, Yousuke Tsuneoka, Hiroyuki Igarashi, Fukumi Yoshikawa, Saori Kakehi, Hiromasa Funato, Takahisa Hirose. Mecanismos de esteatose hepática induzida por privação de sono e resistência à insulina em camundongos . Revista Americana de Fisiologia-Endocrinologia e Metabolismo , 2018; DOI: 10.1152 / ajpendo.00072.2018
https://www.sciencedaily.com/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.tiabeth.com/index.php/2018/09/05/perder-apenas-seis-horas-de-sono-pode-aumentar-o-risco-de-diabetes-segundo-estudo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla