Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Quimioterapia pode causar menopausa precoce em mulheres com Cancro do Pulmão

Segunda, 03 de Setembro de 2018
      Fonte de imagem: New Scientist
A quimioterapia poderá causar amenorreia aguda, conduzindo a menopausa precoce em mulheres com cancro do pulmão, apurou um estudo
                                                                                      
Vários estudos anteriores demonstraram que entre 40% e 80% das mulheres mais jovens que receberam tratamento para cancro da mama têm menopausa prematura. Desconhecia-se os índices da menopausa precoce nos casos de cancro do pulmão, cuja incidência tem aumentado bastante em mulheres.
Para o estudo, uma equipa de investigadores da Clínica Mayo, EUA, recrutou 182 mulheres em pré-menopausa, que tinham recebido o diagnóstico de cancro do pulmão com uma mediana de idades de 43 anos.
As mulheres foram acompanhadas entre 1999 e 2016. Os investigadores registaram os tipos de tratamento recebidos para o cancro, assim como a incidência de menopausa relatada pelas próprias pacientes.
Foi observado que 64% das 85 mulheres que receberam quimioterapia relataram ter tido menopausa no espaço de um ano após o diagnóstico. Por outro lado, apenas 15% das 94 pacientes que não foram submetidas a tratamento sistémico disseram ter tido uma menopausa precoce. Três pacientes receberam tratamento direcionado apenas, tendo duas das quais continuado na pré-menopausa.
Os resultados sugerem assim que a quimioterapia em pacientes com cancro do pulmão faz aumentar o risco de perda precoce da menstruação nas sobreviventes.
“Embora seja necessária mais investigação, as mulheres na pré-menopausa que necessitem de quimioterapia para cancro do pulmão evidenciam ter um risco semelhante de amenorreia, menopausa precoce e perda de fertilidade tal como as mulheres na pré-menopausa que recebem quimioterapia para cancro da mama e linfoma”, concluiu JoAnn Pinkerton, diretora executiva da Sociedade Norte-Americana para a Menopausa, EUA.
As mulheres na pré-menopausa com cancro do pulmão e que queiram futuramente ser mães deverão assim falar com o seu prestador de cuidados de saúde sobre opções relativas à crio preservação de ovócitos ou embriões.
Autor

Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Menopause”
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/quimioterapia-pode-causar-menopausa-precoce-em-mulheres-com-cancro-do-pulmao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla