Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2018

Câncer de Estômago: Mudanças no Estilo de Vida após o

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 24/05/2014 - Data de atualização: 30/08/2017
Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de estômago, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.
Faça Escolhas Saudáveis
O diagnóstico de câncer de estômago faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitos começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam maneirar no álcool ou param de fumar. Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde.
Alimente-se Bem
Comer bem pode ser difícil para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais difícil durante e após o tratamento do câncer de estômago. Tente não se preocupar com a mudança no paladar ou a possível perda de peso devido ao tratamento.
Durante o Tratamento. Se você está perdendo peso ou tem dificuldade para comer nesse período, faça o melhor que puder. Coma o que lhe agrada, o que conseguir e quando conseguir. Você pode determinar que nessa fase o melhor é fazer pequenas refeições a cada 2 a 3 horas até se sentir melhor. Este não é o momento para restringir sua dieta. Tenha em mente que estes problemas geralmente melhoram com o tempo. Você poderá ser encaminhado a um nutricionista que pode sugerir algumas opções sobre como combater alguns dos efeitos colaterais do tratamento.
Após o Tratamento. Se parte ou todo o estômago foi retirado, você pode precisar fazer pequenas refeições várias vezes ao dia. Se você tem dificuldades para se alimentar, procure mudar seus hábitos alimentares. Coma menos e mais vezes por dia. As coisas tendem a melhorar com o tempo. Se você sentir necessidade, procure um nutricionista.
Alguns pacientes apresentam náuseas, diarreia, sudorese e calores após as refeições, o que é conhecido como síndrome de Dumping. Quando a totalidade ou parte do estômago é removido, o alimento digerido passa rapidamente para o intestino, levando a estes sintomas. Entretanto, melhoram com o tempo.
Alguns pacientes podem precisar de suplementos nutricionais para garantir que estão recebendo a nutrição necessária. Outros precisam usar uma sonda de alimentação para ajudar a impedir a perda de peso e melhorar a nutrição.
Uma das melhores coisas a se fazer agora é reorganizar seus hábitos alimentares. Opte por alimentos mais saudáveis e tente manter um peso adequado. Você se surpreenderá com os benefícios que isso irá lhe trazer.
Exercícios, Cansaço e Repouso
A sensação de estar sempre cansado pode ser comum após o tratamento. Porém é um tipo de cansaço diferente, que não melhora após um período de descanso. É uma espécie de fadiga e uma das maneiras de reduzir essa sensação é justamente buscar se exercitar, mesmo sendo difícil. Comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios conforme vá se sentindo com mais disposição. Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios, pode também consultar com um fisioterapeuta especializado que poderá lhe orientar de maneira adequada.
Benefícios da atividade física:
Melhora o condicionamento cardiovascular.
Aliado a uma boa dieta, ajuda na perda de peso.
Melhora a musculatura.
Reduz a fadiga.
Pode diminuir a ansiedade e depressão.
Pode fazer com que você se sinta mais feliz e melhor consigo mesmo.
Reduz as chances de um novo câncer.
E a longo prazo, sabe-se que a prática regular de atividades físicas ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, além de ter outros benefícios para a saúde.
Recidiva
A maioria dos pacientes quer saber o que podem fazer para diminuir ou até mesmo evitar que a doença volte. Embora estas mudanças possam ajudar na prevenção, não há como garantir a sua eficácia. No entanto, pode ser interessante tomar algumas medidas que possam ajudar a reduzir esse risco.
Parar de fumar é uma das coisas que ajudam não só a evitar o risco de um novo câncer, como, também, aumentar o tempo de vida, mesmo nos pacientes que já têm metástase. Se preocupar com a alimentação também é válido.
Ter uma dieta rica em frutas e legumes e manter um peso saudável também estão ligados a um menor risco de câncer de estômago, mas, novamente, não se sabe se esses tipos de mudanças afetam o risco da doença recidivar. No entanto, sabe-se que essas mudanças podem ter efeitos positivos sobre a saúde que podem se estender além do risco de câncer.



Fonte: American Cancer Society (10/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/

#Câncer #Câncerdeestômago #NovembroAzu l#mulher #homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #MeuCâncerDeESTÔMAGONãoÉIgualAoSeu
 #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinh0 #OBESIDADE #público #SAL #Linfoma
#Deficiência Imunológica #TABAGISMO #ALIMENTOSDEFUMADOS 
#Tumor Carcinoide #Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST) # Adenocarcinoma #Nitratos e nitritos #Infecção por Helicobacter pylori #Tabagismo #mama #síndrome de câncer gástrico difuso hereditário #Dieta, Nutrição, Peso Corporal e Atividade Física #Anemia Perniciosa #ExposiçãoOcupacional #Pólipos#Informação #prevenção #tratamento #diagnóstico #saúdeBrasil #pâncreas #linfomas ##paredefumar #GastropatiaHipertrófica #INCA#ENDOCRINOLOGISTA #BLOG #GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla