Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 07/09/2015 - Data de atualização: 07/09/2015
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).
Muitas vezes, quando existe indicação de radioterapia para o tratamento do câncer de pele utiliza-se feixe de elétrons, que têm uma menor penetração no tecido, o que limita os efeitos colaterais para outros órgãos e tecidos do corpo.
Em alguns casos, a radioterapia é indicada após a cirurgia como terapia adjuvante, com o objetivo de destruir possíveis células cancerosas remanescentes da cirurgia. Isso diminui o risco de uma recidiva. A radioterapia também pode ser realizada no tratamento do câncer de pele basocelular e espinocelular que se espalhou para os nódulos linfáticos ou outros órgãos.
Se o tumor for muito grande ou está localizado numa área da pele que torna a cirurgia difícil, a radioterapia pode ser realizada como tratamento primário. A radioterapia primária é útil para pacientes idosos, que muitas vezes em função do estado de saúde geral, podem não tolerar uma cirurgia.
A radioterapia pode curar pequenos cânceres de pele basocelular e espinocelular e pode retardar o crescimento de cânceres mais avançados. A radiação também é útil em combinação com outras terapias.
Os efeitos colaterais da radioterapia dependem muito da região que é irradiada, podendo incluir irritação da pele, vermelhidão, perda de cabelo, fadiga, reações cutâneas, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, alterações do paladar e boca seca. A maioria dos efeitos colaterais da radioterapia desaparece com o término do tratamento.
Fonte: American Cancer Society (03/04/2015)
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão #
#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#ExposiçãoaProdutosQuímicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla