Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 04/09/2015 - Data de atualização: 04/09/2015
Os principais tipos de câncer de pele são:
Carcinoma Basocelular
As células da região mais profunda da epiderme são redondas e conhecidas como células basais. Cerca de 80% dos cânceres de pele se desenvolvem a partir deste tipo de célula e são denominados carcinomas basocelulares. Na maioria das vezes, o carcinoma basocelular se desenvolve na região da cabeça e pescoço.
Esse tipo de câncer no passado era diagnosticado quase que exclusivamente em pessoas mais velhas, mas atualmente já é feito o diagnóstico em pessoas mais jovens, provavelmente devido à maior exposição ao sol.
O carcinoma basocelular tem um crescimento lento, e raramente se espalha para os gânglios linfáticos ou outras partes do corpo. Entretanto, se não for tratado, pode disseminar-se para outros tecidos e órgãos.
Carcinoma de Células Escamosas
Cerca de 20% dos cânceres de pele são carcinomas de células escamosas, também chamados de carcinomas espinocelulares. Eles têm origem na camada mais superficial da epiderme.
Geralmente aparece em áreas do corpo exposta ao sol, como rosto, orelhas, lábios, pescoço e no dorso da mão. Pode também surgir em cicatrizes antigas ou feridas crônicas da pele em qualquer parte do corpo e até nos órgãos genitais. Às vezes pode se iniciar em queratoses actínicas.
Os carcinomas espinocelulares são mais propensos a crescerem nas camadas mais profundas da pele e a se disseminarem para outros órgãos do que os cânceres basocelulares, embora isso ainda seja raro.
Queratoacantoma - São tumores, em forma de cúpula, encontrados na pele exposta ao sol. Eles têm uma fase de crescimento rápido, um período estacionário e um período de involução espontânea. Muitos queratoacantomas regridem ou mesmo desaparecem espontaneamente, ao longo do tempo, sem qualquer tratamento. Mas, alguns continuam crescendo, podendo até se espalhar para outro órgãos. Como, muitas vezes, é difícil de prever seu crescimento, são tratados como câncer de pele de células escamosas.
Melanoma
O melanoma tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina, que dão cor à pele. Os melanócitos também podem formar as pintas, que são tumores benignos. O melanoma é menos comum do que o de células basais e escamosas, mas são mais propensos a se disseminarem se não tratados.
Cânceres de Pele menos Comuns
Outros tipos de câncer de pele não melanoma incluem:
Câncer de Pele de Células de Merkel.
Sarcoma de Kaposi.
Linfoma de pele.
Tumores anexiais de pele.
Vários tipos de sarcomas.
Juntos, esses tipos representam menos de 1% de todos os cânceres de pele.
Fonte: American Cancer Society (03/04/2015)
Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão #
#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular #carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma
#carcinomasdecélulasescamosas
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #Histórico FamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla