Os tipos de câncer que acometem os órgãos genitais das mulheres são cada vez mais frequentes. Eles já são responsáveis por cerca de 19% dos diagnósticos de câncer no mundo segundo a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).
Câncer do Colo Uterino
É o mais frequente dos canceres ginecológicos e o terceiro em frequência na população feminina, perdendo apenas para o câncer de mama e do cólon e reto.
O principal fator relacionado ao câncer de colo do útero é a infecção pelo HPV (Papiloma-vírus Humano). Existem outros fatores (outras doenças sexualmente transmissíveis; fumo....) ainda não bem entendidos que ajudam no desenvolvimento deste tipo de tumor visto que, a maioria das mulheres que tem uma infecção pelo HPV não desenvolvem a doença tumoral. A infecção do colo uterino pelo HPV é geralmente transitória durando cerca de 14 meses. Uma pequena percentagem destas infecções evoluem para lesões pré-cancerosas que, então, podem evoluir para o câncer.
A prevenção do câncer de colo uterino é feita através do rastreio destas lesões pré-cancerosas pelo exame citopatológico (Papanicolau) e pela detecção da infecção pelo HPV; e pela vacinação contra o vírus HPV. As vacinas contra o HPV são hoje utilizadas no mundo inteiro em programas de saúde pública que visam vacinar meninas e meninos com idades de 9 a 11 anos visto que, nesta idade, se obtém a melhor reação do sistema imunológico para combater o vírus. A vacina para mulheres acima desta faixa etária também pode ser usada na prevenção do câncer do colo uterino.
Câncer do Endométrio
O carcinoma do endométrio é uma neoplasia de revestimento da cavidade endometrial. Sua incidência aumenta significativamente em mulheres de países desenvolvidos e industrializados.
EPIDEMIOLOGIA DO CÂNCER DO ENDOMÉTRIO
INCIDÊNCIA
|
|
IDADE
|
Em mulheres pós-menopáusicas entre 55-65 anos
|
DISTRIBUIÇÃO GOGRÁFICA
|
Por todo o mundo, sendo maior em países industrializados
|
- Nas últimas décadas tem sido observado uma redução na incidência faixa etária das mulheres com câncer de endométrio. Sendo observados casos em mulheres com menos de 40 anos (estes, são raros).
Causas e fatores de risco:
- Geralmente, é precedido por hiperplasia do endométrio
- Diabete melito; hipertensão arterial sistêmica; obesidade; nuliparidade e ciclos anovulatórios são fatores de risco.
Manifestação:
- O sangramento vaginal pós-menopáusico de qualquer intensidade é a manifestação mais frequente. Quando presente, DEVE ser investigado.
Diagnóstico:
- O método para diagnóstico precoce das lesões precursoras e do carcinoma do endométrio é o exame anátamo-patológico.
- O material é obtido através de biópsia endometrial, preferencialmente durante histeroscopia.
Câncer da Vulva
O câncer da vulva é mais frequente em mulheres após a menopausa. Surge como uma mancha ou ferida que não cicatriza. Uma parcela dos canceres de vulva são relacionadas a infecção pelo HPV portanto a vacinação pode proteger para este tipo de câncer também.
Câncer de Ovário
O câncer do ovário é menos frequente, podendo acometer mulheres de qualquer idade. É difícil de ser diagnosticado em suas fases iniciais e a maioria dos tumores só se manifestam em estágio avançado o que prejudica o tratamento e a sobrevida destas mulheres. É importante o exame ginecológico de rotina que, associado a métodos de imagem, pode mostrar lesões suspeitas levando a uma investigação mais completa para o diagnóstico deste tipo de câncer.
Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
TEXTO ESCRITO POR DR. EDUARDO PRETTO SERAFINI E DR. CELSO PICCOLI COELHO, AMBOS MÉDICOS PATOLOGISTAS DO GRUPO DIAGNOSE.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.grupodiagnose.com.br/noticias/laco-do-mes-cancer-ginecologico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla