Powered By Blogger

sábado, 3 de agosto de 2019

Câncer > Sarcoma Uterino: Cirurgia para

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 26/01/2014 - Data de atualização: 09/04/2017
A cirurgia é o principal tratamento para o sarcoma uterino, e tem por objetivo remover todo o tumor. Isto normalmente significa a retirada do útero, mas em alguns casos podem ser retiradas também as trompas de Falópio, ovários e parte da vagina. Alguns nódulos linfáticos ou outros tecidos podem ser ressecados, para verificar se a doença se disseminou.
Os principais tipos de cirurgia utilizados para o sarcoma uterino são:
Histerectomia
Este procedimento consiste na remoção do útero (corpo do útero e colo do útero), preservando as estruturas próximas ao órgão. A vagina e os linfonodos pélvicos não são removidos. Os ovários e trompas de Falópio são normalmente preservados a menos que haja alguma outra razão para removê-los.
Quando o útero é removido por uma incisão cirúrgica no abdome, é denominada histerectomia abdominal. Quando o útero é removido pela vagina, é denominada histerectomia vaginal. Quando o útero é removido por laparoscopia, é chamada histerectomia laparoscópica. Em alguns casos, a laparoscopia é realizada com instrumentos especiais para ajudar o cirurgião a ver e manipular melhor os tecidos que estão sendo operados. Esta técnica é denominada cirurgia robótica assistida.
Todos os procedimentos são realizados com anestesia local ou geral. O tempo de internação e recuperação tende a ser menor para a histerectomia laparoscópica ou vaginal do que para uma histerectomia abdominal. Após uma histerectomia, a mulher não pode mais engravidar e ter filhos. As complicações cirúrgicas são raras, mas podem incluir hemorragia, infecção na cicatriz e problemas urinários ou intestinais.
Histerectomia Radical
Neste procedimento, o cirurgião retira o útero, juntamente com os tecidos próximos ao órgão e a parte superior da vagina, próxima ao colo do útero.
A histerectomia radical é normalmente realizada com uma incisão cirúrgica abdominal, embora também possa ser realizada por laparoscopia assistida. A maioria das pacientes submetidas a histerectomia radical também têm alguns linfonodos removidos, quer através da incisão abdominal ou laparoscopicamente. A histerectomia radical pode ser feita sob anestesia local ou geral.
Como mais tecido é retirado na histerectomia radical do que numa histerectomia simples, o tempo de hospitalização pode ser mais longo. Após uma histerectomia, a mulher não pode mais engravidar e ter filhos. As complicações cirúrgicas são similares a histerectomia simples e podem incluir hemorragia, infecção na cicatriz e problemas urinários ou intestinais. Se alguns nervos que inervam a bexiga forem danificados, será necessária a colocação de um cateter para esvaziar a bexiga por um determinado tempo após a cirurgia. Isso normalmente melhora e o cateter pode ser removido posteriormente.
Salpingo-ooforectomia bilateral
Este procedimento envolve a remoção dos ovários (ooforectomia) e das trompas de Falópio (salpingectomia). Este procedimento é geralmente realizado junto com a cirurgia de remoção do útero, quer por histerectomia simples ou por histerectomia radical.
Linfadenectomia
O cirurgião pode realizar a dissecção dos linfonodos, ou seja, retirar os gânglios linfáticos da pelve e os que se encontram ao redor da aorta. Estes linfonodos são analisados sob um microscópio para verificar se contêm células cancerígenas. Se a doença for encontrada nos nódulos linfáticos, isto significa que o tumor já se disseminou para além do útero.
A remoção dos gânglios linfáticos da pelve pode provocar linfedema, que é o acúmulo de líquido nas pernas. Isso ocorre com mais frequência se a radioterapia é realizada após a cirurgia.
Outros procedimentos que podem ser realizados durante a cirurgia:
Omentectomia. É a retirada do tecido gorduroso que cobre o conteúdo abdominal.
Biópsia Peritoneal. Procedimento para retirar partes do revestimento do peritônio para verificar se há células cancerosas.
Lavagem Pélvica. Neste procedimento, o cirurgião faz uma lavagem da cavidade abdominal e pélvica com uma solução salina e envia o líquido para análise no laboratório de patologia, para verificar se contém células cancerígenas.
Redução do Tumor. Se a doença se disseminou por todo o abdome, o cirurgião tentará remover o máximo possível do tumor. Esta redução do tumor pode tornar outros tratamentos, como radioterapia e quimioterapia, mais eficazes.
Impacto Sexual da Cirurgia
Para as mulheres na pré-menopausa, a remoção do útero provoca a cessação da menstruação. Se os ovários forem removidos ocorrerá a menopausa. Isto pode levar à secura vaginal e dor durante a relação sexual. Estes sintomas podem ser tratados com uso de medicamentos.
Embora as mudanças físicas e emocionais possam afetar o desejo sexual, essas cirurgias não impedem uma mulher de sentir prazer sexual. Uma mulher não precisa de ovários ou útero para ter relações sexuais ou atingir o orgasmo.

Fonte: American Cancer Society (15/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#####Alterações no Gene RB#Radioterapia Pélvica#prisão de ventre#histerectomia #micção frequente #hemorragia intensa#dor pélvica#tumores do tipo fibroide#adenomiomas#adenofibromas#leiomiomas#tumores mullerianos mistos malignos.
#tumores mesodermais mistos#miométrio#Leiomiossarcoma Uterino.#Sarcomas Indiferenciados#Sarcomas Estromais do Endométrio#colo do útero#osso e tecido fibroso#gordura#músculo#Sarcoma Uterino#

 Útero

#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual 
#Sarcoma de Partes Moles# vasos linfáticos#vasos sanguíneos#músculos
#tecido gorduroso#aponeuroses#tendões
#nervos#tecidos sinoviais (revestimento das articulações) #osteossarcomas 
# tumor de Ewing #rabdomiossarcoma#tumores de células fusiformes
# fasceíte nodular e a miosite ossificante#Fibrossarcoma.#Sarcoma de partes moles alveolar#Angiossarcoma#vasos sanguíneos (hemangiosarcomas#vasos linfáticos (linfangiossarcomas)#Sarcoma de células claras#Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas#Sarcoma epitelioide
#Sarcoma fibromixoide de baixo grau
#Tumor estromal gastrointestinal (GIST)#Lipossarcomas.
#Mesenquimoma maligno#Tumores dos nervos periféricos malignos#neurofibrossarcomas#Schwannomas malignos
# sarcomas neurogênicos
#Mixofibrossarcomas de baixo grau#Rabdomiossarcoma#Sarcoma sinovial#Sarcoma pleomórfico indiferenciado#histiocitoma fibroso maligno
#Tumores de Partes Moles Intermediários
#Dermatofibrossarcoma protuberante#Fibromatose#tumores desmoides
#fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial#Hemangioendotelioma#Fibrossarcoma infantil
#Tumor fibroso solitário#

Sarcomas de Partes Moles Benignos

#Elastofibromas.#Fibromas#Histiocitoma fibroso#Tumores glômicos
#Tumores de células granulares#Hemangiomas#Hibernomas#Lipomas#Leiomiomas#Lipoblastomas
#Linfangiomas#Mixoma#Neurofibromas
#neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen#Neuromas#PEComa
#angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose#Rabdomiomas#Schwannomas
#Tumor tenossinovial de células gigantes#Neurofibromatose#síndrome de Gardner# gene AP#síndrome de Li-Fraumeni (gene TP5)#retinoblastoma(gene RB1)#síndrome de Werner(gene RECQL2)
#síndrome de Gorlin ou síndrome do carcinoma nevoide de células basais é causada por defeitos no gene PTC
#esclerose tuberosa pode ser causada por um defeito no gene TSC1 ou no gene TSC2.#Danos no sistema linfático#################
#Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
 #vísceras#epiderme#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla