Powered By Blogger

sábado, 3 de agosto de 2019

Câncer > Sarcoma Uterino:Exames para Diagnóstico do


Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 26/01/2014 - Data de atualização: 09/04/2017
Os principais tipos de exames realizados para diagnóstico do sarcoma uterino são:
Amostragem e Análise do Tecido Endometrial
Para determinar a causa do sangramento uterino anormal, uma amostra de tecido será removida a partir do revestimento do útero e observada sob o microscópio. A amostra pode ser retirada por biópsia do endométrio ou por dilatação e curetagem.
Estes procedimentos permitem que o médico determine se a hemorragia é causada pelo crescimento benigno excessivo do endométrio (hiperplasia), carcinoma endometrial, sarcoma uterino ou por qualquer outra doença. Os exames realizados poderão encontrar boa parte dos sarcomas de estroma endometrial e sarcomas indiferenciados, mas menos da metade dos leiomiossarcomas. Estes testes não encontram todos leiomiossarcomas porque estes tumores se formam na camada muscular da parede do útero. Para se encontrados em uma biópsia ou curetagem, eles precisam se espalhar a partir do músculo para o revestimento interno do útero. Muitas vezes só é possível diagnosticar um leiomiossarcoma removendo-o cirurgicamente.
Biópsia Endometrial
Neste procedimento, um cateter é inserido no útero através do colo uterino, para retirar uma amostra do endométrio, é geralmente feito no consultório do médico.
Histeroscopia
Este é um procedimento que permite ao médico examinar o interior do útero, com auxílio de um pequeno instrumento óptico que é inserido no útero através do colo uterino. Para ter uma visão melhor, o útero é expandido com solução salina, permitindo ao médico biopsiar qualquer achado anormal como um tumor ou pólipo, Este procedimento geralmente é feito com anestesia local. Em casos, que seja necessária a retirada de pólipos ou de um tumor, é necessário o uso de anestesia geral.
Dilatação e Curetagem
Se os resultados da biópsia do endométrio não forem conclusivos, deve ser realizada a dilatação e curetagem, que é feita em uma sala cirúrgica, com a paciente sob anestesia geral. Neste procedimento, o colo do útero é dilatado e um instrumento cirúrgico especial (cureta) é utilizado para raspar o tecido do interior do útero. A maioria das mulheres tem pouco desconforto após este procedimento.
Exame do Tecido Endometrial
Todas as amostras obtidas nesses procedimentos são analisadas por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Se células cancerosas estão presentes, o patologista determinará o tipo de sarcoma uterino a que corresponde.
A amostra também pode ser analisada para ver se as células cancerígenas contêm receptores de estrogênio e de progesterona. Estes receptores hormonais são encontrados em muitos sarcomas de estroma endometrial. Tumores com receptores de estrogênio nas células são mais propensos a crescer em resposta ao estrogênio, enquanto aquelas com receptores de progesterona têm frequentemente seu crescimento diminuído pela progesterona. Estes tumores podem parar de crescer quando tratados com medicamentos similares à progesterona ou com medicamentos que diminuam os níveis de estrogênio ou bloqueiam a ação do estrogênio.
Cistoscopia e Proctoscopia
Se uma mulher tem sinais ou sintomas que sugerem que o sarcoma uterino se espalhou para a bexiga ou reto, o interior desses órgãos pode ser visualizado através de exames denominados cistoscopia e proctoscopia, respectivamente, mas raramente são realizados no diagnóstico de pacientes com sarcoma uterino.



Fonte: American Cancer Society (15/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#####Alterações no Gene RB#Radioterapia Pélvica#prisão de ventre#histerectomia #micção frequente #hemorragia intensa#dor pélvica#tumores do tipo fibroide#adenomiomas#adenofibromas#leiomiomas#tumores mullerianos mistos malignos.
#tumores mesodermais mistos#miométrio#Leiomiossarcoma Uterino.#Sarcomas Indiferenciados#Sarcomas Estromais do Endométrio#colo do útero#osso e tecido fibroso#gordura#músculo#Sarcoma Uterino#

 Útero

#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual 
#Sarcoma de Partes Moles# vasos linfáticos#vasos sanguíneos#músculos
#tecido gorduroso#aponeuroses#tendões
#nervos#tecidos sinoviais (revestimento das articulações) #osteossarcomas 
# tumor de Ewing #rabdomiossarcoma#tumores de células fusiformes
# fasceíte nodular e a miosite ossificante#Fibrossarcoma.#Sarcoma de partes moles alveolar#Angiossarcoma#vasos sanguíneos (hemangiosarcomas#vasos linfáticos (linfangiossarcomas)#Sarcoma de células claras#Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas#Sarcoma epitelioide
#Sarcoma fibromixoide de baixo grau
#Tumor estromal gastrointestinal (GIST)#Lipossarcomas.
#Mesenquimoma maligno#Tumores dos nervos periféricos malignos#neurofibrossarcomas#Schwannomas malignos
# sarcomas neurogênicos
#Mixofibrossarcomas de baixo grau#Rabdomiossarcoma#Sarcoma sinovial#Sarcoma pleomórfico indiferenciado#histiocitoma fibroso maligno
#Tumores de Partes Moles Intermediários
#Dermatofibrossarcoma protuberante#Fibromatose#tumores desmoides
#fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial#Hemangioendotelioma#Fibrossarcoma infantil
#Tumor fibroso solitário#

Sarcomas de Partes Moles Benignos

#Elastofibromas.#Fibromas#Histiocitoma fibroso#Tumores glômicos
#Tumores de células granulares#Hemangiomas#Hibernomas#Lipomas#Leiomiomas#Lipoblastomas
#Linfangiomas#Mixoma#Neurofibromas
#neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen#Neuromas#PEComa
#angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose#Rabdomiomas#Schwannomas
#Tumor tenossinovial de células gigantes#Neurofibromatose#síndrome de Gardner# gene AP#síndrome de Li-Fraumeni (gene TP5)#retinoblastoma(gene RB1)#síndrome de Werner(gene RECQL2)
#síndrome de Gorlin ou síndrome do carcinoma nevoide de células basais é causada por defeitos no gene PTC
#esclerose tuberosa pode ser causada por um defeito no gene TSC1 ou no gene TSC2.#Danos no sistema linfático#################
#Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
 #vísceras#epiderme#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla