Em tempos de confinamento é preciso colorir esta pandemia e entreter os velhos, nas suas mais diversas velhices, com atividades que engrandeçam as condutas. Tania Freire fala de História da Arte e de cognição nas 7 Atividades para curtir os momentos em casa, para vovós e vovôs. Disponível gratuitamente, veja abaixo.
Vivemos tempos de guerra onde o inimigo invisível amedronta e tira a paz. Como profissionais do envelhecimento, precisamos de força extra para não deixar a angústia nos afetar ao ponto de paralisar nossas ações a favor dos velhos que precisam ser isolados socialmente a todo custo. Eles precisam de nós e nós precisamos de maneiras de entregar vida em meio a este filme de terror que vivemos, afinal, com precauções redobradas com a higiene, cuidadores profissionais ou afetivos, continuam a zelar por este grupo de risco tão ameaçado pelo coronavírus.
O que fazer quando a pandemia espalha além do COVID19, muita angústia?
Pensando em uma solução para os dias dos inúmeros idosos enclausurados em seus lares, a Arteterapeuta e Arte-Reabilitadora Tania Freire* resolveu compartilhar sua criatividade fundamentada em estudos acadêmicos com os familiares que vivem com idosos e com os profissionais que continuam a fazer parte de suas rotinas. Em tempos de confinamento é preciso colorir esta pandemia e entreter os velhos, nas suas mais diversas velhices, com atividades que engrandeçam as condutas. Tania Freire fala de História da Arte e de cognição nas 7 Atividades para curtir os momentos em casa, para vovós e vovôs, gratuito.
A Arte-Reabilitação é uma proposta usada para estimular as funções cerebrais, a neuroplasticidade, assim como exercitar o cérebro idoso e muitas vezes acometido por patologias que comprometem a memória por meio de condutas artísticas e que tem a artista plástica Ana Alice Francisquetti como precursora. Entre os “filhos” que se formaram com Ana Alice, Tania Freire é a filha prodígio que mergulhou nos estudos do desenvolvimento cerebral assim como nos distúrbios que comprometem suas funções, além dos muitos anos de experiência em um grande Centro de Reabilitação. Em tempos que muitos abusam do termo, Tania Freire mostra que Arte-Reabilitação é a Arte na sua mais séria conduta.
Para combater a dor do isolamento, tirem os idosos da TV e da angústia do momento. Mergulhem no universo proposto por esta profissional, que certamente deixará sementes para serem germinadas num futuro. Que possa ser breve e frutífero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla