Além de manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física, uma forma de proteger sua saúde é realizar estes exames – outros testes de rastreamento podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente.
30 anos
- Papanicolau (mulheres): se você tem vida sexual ativa e ainda não faz o acompanhamento anual, conte ao ginecologista, pois trata-se do principal exame para diagnóstico precoce do câncer no colo do útero.
- Exame de sangue (ambos): deve ser anual, para verificar a função renal e dos hormônios da tireoide, além de níveis de glicose, colesterol e triglicérides.
40 anos
- Mamografia (mulheres): recomenda-se que façam o exame anualmente como prevenção para o câncer de mama, um dos mais comuns no sexo feminino. Se houver casos de câncer na família, a investigação começa mais cedo.
- Toque retal e PSA (homens): para rastrear o câncer de próstata, homens negros ou com histórico familiar devem realizar ambos anualmente a partir dos 45 anos – caso contrário, começa-se aos 50 anos.
50 anos
- Tomografia computadorizada (ambos): quem fuma mais de um maço por dia ou deixou de fumar há menos de 15 anos deve fazer esse rastreamento para câncer de pulmão.
- Exame da cavidade oral (ambos): se a pessoa tem o perfil acima e ainda bebe, há o risco maior de câncer de boca. Neste caso recomenda-se atenção a sinais de alerta como ferida na boca que não cicatriza (sintoma mais comum) ou nódulo – investigue com um especialista.
- Colonoscopia (ambos): permite detectar lesões e doenças inflamatórias, atuando na prevenção do câncer de cólon. Se não apresentar nenhuma alteração, o exame deve ocorrer a cada cinco anos.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu m´dico
abs
Carla
https://www.accamargo.org.br/noticias/exames-de-prevencao-por-faixas-etarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla