- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 04/09/2015 - Data de atualização: 20/08/2020
Os cânceres de pele basocelular e espinocelular são os tipos mais frequentes de câncer de pele. Eles começam na camada externa da pele (epiderme) e geralmente estão relacionados à exposição ao sol.
Os principais tipos de câncer de pele são:
- Carcinoma basocelular
Esse é o tipo mais frequente de câncer de pele, representando 80% dos casos. Esses cânceres começam na camada mais profunda da epiderme, conhecidas como células basais.
Esse tipo de câncer geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol, especialmente na região da cabeça e pescoço. O carcinoma basocelular tem crescimento lento e raramente se espalha para outras partes do corpo. Entretanto, se não for tratado, pode disseminar-se para outros tecidos e órgãos.
Se não for removido completamente, o carcinoma basocelular pode recidivar. Pacientes que tiveram câncer de pele basocelular também são mais propensos a ter novamente a doença em outras regiões do corpo.
- Carcinoma espinocelular
Cerca de 20% dos cânceres de pele são carcinomas espinocelulares. Eles têm origem na camada mais superficial da epiderme.
Geralmente aparece em áreas do corpo expostas ao sol, como rosto, orelhas, lábios, pescoço e no dorso da mão. Pode também surgir em cicatrizes ou feridas crônicas da pele em qualquer parte do corpo. Às vezes pode se iniciar em queratoses actínicas. Com menos frequência, podem se formar na pele dos genitais.
Os cânceres espinocelulares geralmente podem ser removidos completamente ou tratados de outras formas, embora sejam mais propensos a crescerem nas camadas mais profundas da pele e a se disseminar para outros órgãos comparados com os cânceres basocelulares.
O melanoma tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina, que dá cor à pele. O melanoma é menos frequente do que o câncer de pele basocelular e espinocelular, mas é mais propenso a crescer e se disseminar se não for tratado.
Tipos de cânceres de pele menos comuns
Outros tipos de câncer de pele não melanoma incluem:
- Câncer de Pele de Células de Merkel.
- Sarcoma de Kaposi.
- Linfoma de pele.
- Tumores anexiais de pele.
- Vários tipos de sarcomas.
Juntos, esses tipos representam menos de 1% de todos os cânceres de pele.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/751/146/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla