Publicado em | Atualizado em 02 de junho de 2021
A Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do INSS voltou a ser obrigatória para todos os beneficiários desde o dia 1° de Junho.
Assim, para realizá-la, é preciso ir até a agência bancária em que se recebe o benefício para fazer a comprovação. No entanto, para alguns segurados selecionados existe também a possibilidade da Prova de Vida Digital. Nesse caso, é preciso fazer o reconhecimento facial no aplicativo do Meu INSS.
- Leia mais em: Prova de vida do INSS em 2020: como fazer e prazo
Vale lembrar que alguns bancos possuem a opção da Prova de Vida através do próprio aplicativo do banco. Porém, essa opção varia para cada instituição.
Por fim, os segurados que não realizarem a prova de vida a partir do próximo mês terão seus benefícios cortados, respeitando os novos prazos de realização. Os beneficiários que tiveram o vencimento da última prova de vida em março e abril de 2020 devem realizar a confirmação até o final de junho de 2021.
Confira abaixo o calendário completo para a realização da Prova de Vida do INSS:
O Dr. Átila gravou um vídeo explicando tudo o que você precisa saber sobre a Prova de Vida do INSS. Confira abaixo!
Para que serve a prova de vida do INSS?
Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Portanto, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.
Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontrava suspenso.
Laura Coelho
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://previdenciarista.com/blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla