Powered By Blogger

terça-feira, 28 de novembro de 2023

A nefrocalcinose é caracterizada....

 

 25/10/2023

 

 

A nefrocalcinose é caracterizada pela deposição de sais de cálcio no parênquima e nos túbulos renais. Pode causar lesão renal aguda ou crônica, ou ser detectada por exame de imagem incidentalmente em um paciente com função renal normal. 

A nefrocalcinose está associada a condições que causam hipercalcemia, hiperfosfatemia e aumento da excreção de cálcio, fosfato e/ou oxalato na urina. A hipocitratúria também pode contribuir, particularmente em pacientes com acidose tubular renal (ATR) distal (tipo 1). 

O prognóstico renal é determinado pela causa subjacente. Embora a maioria dos pacientes com nefrocalcinose não progrida para insuficiência renal, certas condições subjacentes, se não forem tratadas de forma eficaz, podem estar associadas à doença renal crônica progressiva e, por vezes, à insuficiência renal terminal.

 

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa, hospital e texto que diz "NEFRO DIA A DIA BY:NEFROACADEMY Nefrocalcinose NEFRO ACADEMY"

 

 Pode ser uma imagem de texto

 

 

 Pode ser um gráfico de texto

 Pode ser uma imagem de hospital e texto que diz "CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E LABORATORIAIS nefrocalcinose é, na maioria dos casos, assintomática, crônica e lentamente progressiva, descoberta como achado incidental em radiografias de abdome. .Sintomas ou sinais clínicos: cólica renal; hematúria; poliúria e polidipsia, lesão renal aguda. exame de urina pode ser benigno ou revelar hematúria ou piúria estéril. proteinúria é geralmente inferior a 500mg/24h •Dependendo da doença subjacente, cálcio e/ou fosfato sérico pode estar aumentado, e a urina de 24h pode mostrar excreção elevada de cálcio, fosfato e/ou oxalato. .Ocasionalmente, pode haver resultados laboratoriais que apontem para causas específicas."

 

 Pode ser um gráfico de texto

 

 Pode ser um gráfico de texto que diz "DIAGNÓSTICO •A nefrocalcinose deve ser suspeitada em pacientes com doença renal crônica, urinálise benigna e pouca/nenhuma proteinúria, particularmente aqueles que são hipercalcêmicos ou têm histórico de uma das causas de nefrocalcinose, ou em caso de cálculos de cálcio recorrentes. Confirmação do diagnóstico: só pode ser feita por exames de imagem ou, muito menos frequentemente, por biópsia renal. •Ultrassonografia renal exames de preferência TC abdome são geralmente os .Biópsia renal: Achados histológicos primários: calcificações basofílicas tubulares, intracelulares e intersticiais. .Atrofia tubular, fibrose intersticial e inflamação intersticial podem acompanhar deposição crônica de fosfato ou oxalato de cálcio."

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "AVALIAÇÃO DE CAUSAS SUBJACENTES: Exame clínico, com avaliação de: .História de condições médicas associadas à nefrocalcinose. .História familiar de disfunção tubular renal ou doença renal, que pode indicar um distúrbio genético subjacente. Revisão de medicamentos ou ingestão nutricional que aumentam a excreção urinária de cálcio. 2- Avaliação laboratorial: •Creatinina, eletrólitos séricos (incluindo cálcio, fósforo), PTH, 25-OH-vitamina •Exame de urina: avaliar o pH da urina, hematúria e proteinúria. •Urina de 24h: medir a excreção de cálcio, fosfato, oxalato, citrato, sódio, potássio, magnésio e creatinina. .Teste genético para uma causa monogênica de nefrocalcinose, se houve suspeita de um distúrbio genético"

 Pode ser uma imagem de texto

 

 

FONTE:https://web.facebook.com/nefroacademy?__tn__=-UC*F


 

 


 

  

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla