Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Devemos pensar em diversas causas para elevação do potássio sérico de nosso paciente.

 

 18/10/2023

Devemos pensar em diversas causas para elevação do potássio sérico de nosso paciente.
 
Desde maior liberação intracelular (rabdomiólise, por exemplo) até menor excreção urinária, sem esquecer de maior ingestão (apesar de ser uma causa menos comum que se imagina).
 
Uma maior ingestão de potássio desencadeia mecanismos compensatórios, que evitam elevação importante, como:
 
1- absorção da maior parte do excesso de potássio pelas células dos músculos e do fígado
2- maior secreção de aldosterona, que aumenta tanto a reabsorção de sódio quanto a secreção de potássio pelas células principais.
 
A hipercalemia persistente requer excreção urinária de potássio prejudicada. 
 
Isto está geralmente associado a uma redução na secreção ou capacidade de resposta à aldosterona, doença renal aguda ou crónica e/ou diminuição da distribuição de sódio e água aos locais secretores de potássio distais.

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Paciente com potássio alto: o que pensar? NEFRO DIA BY:NEFROACADEMY ROACADE A DIA NEFRO ACADEMY"

 

 Pode ser uma imagem de hospital e texto que diz "1- Pseudo-hipercalemia Movimento do potássio para fora das células durante ou após a coleta da amostra de sangue. O mais comum é trauma mecânico durante punção venosa. 2- Acidose metabólica Tamponamento do excesso de íons hidrogênio nas células leva ao movimento do potássio para o fluido extracelular. 3- Deficiência de insulina, hiperglicemia e hiperosmolalidade Menor entrada de potássio nas células induzida pela insulina. Hipercalemia recorrente, embora possa haver depleção acentuada de potássio devido a perdas urinárias causadas pela diurese osmótica."

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Aumento do catabolismo tecidual Qualquer causa de aumento da degradação tecidual leva à liberação de potássio intracelular no fluido extracelular. A hipercalemia pode ocorrer neste cenário, principalmente se também houver insuficiência renal. 5- Betabloqueadores Os betabloqueadores interferem na facilitação beta-2-adrenérgica da captação de potássio pelas células, principalmente após uma carga de potássio. Principalmente betabloqueadores não seletivos (como propranolol e labetalol). Outras causas de hipercalemia devido ao aumento da liberação de potássio das células incluem exercícios, paralisia periódica hipercalêmica, transfusão sanguínea e vários medicamentos, incluindo digitálicos."

 

 Pode ser uma imagem de texto

 

 Pode ser um gráfico de texto


 

 

 

 

FONTE:https://web.facebook.com/nefroacademy?__tn__=-UC*

 

 


 

  

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla