Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Inflamação Silenciosa também conhecida como "inflamação crônica de baixo grau"

Mentes e Demências

Berna Almeida II

06/11/2023

 

 

A inflamação silenciosa, também conhecida como "inflamação crônica de baixo grau", refere-se a um estado de inflamação no corpo que não apresenta sintomas óbvios e que pode persistir a longo prazo sem que a pessoa afetada perceba. 
 
Essa condição pode contribuir para uma série de problemas de saúde crônicos e é muitas vezes considerada um fator de risco para doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, demências, câncer, doenças autoimunes e outras condições crônicas.
 
A inflamação é uma resposta natural do corpo a infecções, lesões ou irritações. No entanto, a inflamação crônica de baixo grau é diferente e pode ser causada por vários fatores, incluindo:
  1. Dieta inadequada: Consumo excessivo de alimentos processados, gorduras trans, açúcar refinado e baixo consumo de alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, como frutas, legumes e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.
  2. Estilo de vida sedentário: A falta de exercício regular pode contribuir para a inflamação crônica.
  3. Obesidade: O excesso de peso corporal é um fator de risco para inflamação crônica, uma vez que as células adiposas (gordura) podem liberar substâncias pró-inflamatórias.
  4. Stress crônico: O estresse prolongado pode desencadear uma resposta inflamatória no corpo.
  5. Tabagismo: Fumar é um fator de risco conhecido para inflamação crônica.
  6. Doenças crônicas: Algumas condições médicas, como diabetes, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, podem estar associadas a níveis elevados de inflamação crônica.
A inflamação silenciosa pode ser prejudicial porque, ao longo do tempo, pode contribuir para o dano aos tecidos e órgãos, além de aumentar o risco de desenvolver doenças crônicas. 
 
Portanto, é importante adotar um estilo de vida saudável que inclua uma dieta balanceada, exercício regular, gerenciamento do estresse e evitar fatores de risco conhecidos, como o tabagismo.
 
Se você suspeita que pode estar lidando com inflamação crônica ou está preocupado com os fatores de risco, é aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada. 
 
O tratamento e a prevenção da inflamação crônica geralmente envolvem mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, o uso de medicamentos sob orientação médica.
 
Texto: Instituto Berna Almeida - @institutobernalmeida

 

 


FONTE:

https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/

 

 


 

  

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla