Powered By Blogger

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Os cálculos de ácido úrico representam 5 a 10% dos cálculos renais...

 

Nefro Academy

 08/11/2023

 

Os cálculos de ácido úrico representam 5 a 10% dos cálculos renais nos Estados Unidos e na Europa (em alguns estudos observacionais).
 
Em contraste, podem representar 40% ou mais dos cálculos em áreas com climas quentes e áridos, nos quais a tendência para um baixo volume de urina e um pH ácido da urina promovem a precipitação de ácido úrico.
 
O fator de risco bioquímico mais importante para nefrolitíase por ácido úrico é um pH urinário persistentemente baixo.
 
A hiperuricosúria nem sempre está presente em pacientes com cálculos de ácido úrico puro. 
 
O baixo volume de urina (com uma alta concentração de ácido úrico na urina) e um pH ácido na urina conduzem à conversão do sal de urato relativamente solúvel em ácido úrico insolúvel.

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Cálculos de ácido úrico puros: Como manejar? NEFRO DIA DIAADIA DIA BY:NEFROACADEMY NEFRO ACADEMY"

 

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Diagnóstico: Tomografia computadorizada (TC) sem contraste normalmente revela presença do cálculo. A confirmação do diagnóstico é melhor feita pela análise química de um cálculo que foi eliminado. Há evidências crescentes sugerindo que a TC helicoidal consegue diferenciar os diferentes tipos de cálculos, incluindoa diferenciação de ácido úrico de cálculos de cálcio, com cálculos de ácido úrico tendo unidades Hounsfield mais baixas. A coleta de urina de 24 horas, que é um teste padrão na avaliação da nefrolitíase, normalmente não revela hiperuricosúric em pacientes com cálculos de ácido úrico. Um pH urinário persistentemente ácido principal fator de risco."

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Tratamento: Podem ser necessários tratamentos invasivos para cálculos grandes e agudamente sintomáticos. No entanto, para cálculos renais assintomáticos, tratamentos não invasivos devem ser tentados inicialmente, uma vez que hidratação e alcalinização urinária podem levar à dissolução dos cálculos de ácido úrico puro. As condições clínicas predisponentes são gota, diarréia crônica, diabetes mellitus síndrome metabólica. Portanto, para um melhor tratamento desses cálculos é necessário realizar um melhor manejo clínico dessas comorbidades."

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Para pacientes com nefrolitíase por ácido úrico, recomenda-se alcalinização urinária e aumento da ingestão de líquidos para prevenção A alcalinização é geralmente realizada com citrato de potássio, ou bicarbonato de sódio (se não houver contra-indicação, ou mesmo outro agente alcalinizante) e deve atingir um pH urinário entre 6,5e7."

 

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Pacientes com cálculos de ácido úrico devem ser incentivadosa beber líquidos suficientes para atingir um volume de urina de pelo menos 2 litros em 24 horas. Para pacientes que continuam a formar cálculos de ácido úrico apesar da alcalinização urinária (ou que não toleram suplementos alcalinos) uma maior ingestão de líquidos, recomendamos tratamento com um inibidor da xantina oxidase (alopurinol). Esses pacientes geralmente apresentam hiperuricosúria (maior que 1.000 mg/dia [6 mmol/dia])"

 

 

 

 

FONTE:https://web.facebook.com/nefroacademy?__tn__=-UC*F


 


 

  

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla