Associação Brasileira de Asmáticos - ABRA
13/11/2023
16/11/2023
O que é DPOC?
É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil.
Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.
O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito.
Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.
Fonte: https:///vsms.saude.gov.br/21-11-dia-mundial-da-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou apenas DPOC, é um mal que atinge boa parte da população e tem maior prevalência entre os idosos. Além de ser uma das principais causas de limitações respiratórias.
A DPOC também é responsável pela falta de condicionamento físico e fraqueza muscular.
O que faz com que pessoas de mais idade, muitas vezes, se tornem “intolerantes” à prática de exercícios. Mas, ao contrário do que se pensa, os portadores dessa doença não devem parar de fazer atividades físicas.
Pelo contrário: essa prática pode promover melhoras significativas na qualidade de vida!
Entenda melhor a relação entre a DPOC e exercícios físicos!
Como os exercícios podem ajudar pessoas com DPOC?
A DPOC é uma doença pulmonar caracterizada por alterações na função respiratória associada a outros sintomas, como: respiração rápida e curta (dispnéia), tosse e catarro. Não bastasse esses desconfortos, a DPOC ainda pode causar disfunção muscular, prejudicando o condicionamento físico de forma progressiva.
O que, na ausência de tratamento, pode afetar a produtividade e até mesmo limitar a realização de atividades básicas do dia a dia! É por isso que muitos especialistas recomendam a prática de exercícios físicos aliada ao tratamento para reduzir os efeitos da doença e evitar que ela progrida.
As recomendações variam de caso para caso, levando em consideração principalmente o estado físico e limitações do paciente. Portanto, é indispensável consultar o seu médico para que ele indique os mais apropriados para você!
Em geral, podem ser recomendados diversos exercícios, com diferentes graus de complexidade, que vão ajudar na reabilitação cardiorrespiratória e muscular. Como: caminhada (ao ar livre ou na esteira), andar de bicicleta, subir escadas, natação, atividades recreativas, alongamentos, musculação (membros inferiores e superiores)
Se você tem DPOC, pode tomar algumas medidas para se sentir melhor e atrasar a progressão da sua doença.
Arraste as imagens e veja as dicas.
Veja as publicações que foram feitas durante essa semana e saiba mais sobre a DPOC.
17/11/2023
FONTE: https://web.facebook.com/www.abrasaopaulo.org?__cft__[0]=AZXQ4IDgWC65BZdipKqfsgIZndLZ_gvclq7qcREVrpjzmR-BCBqvQfmNZIXBu3PD89RuLu0CQdHkBbJHp6aXaEolnaEhlwZ_J8baMb2p08adLYL3yqlrifkX-5jz0DXAxhVFqLxZVxPJqf-T7zx91YdoaiqXblmU6O4GAvt-p_UMsfv46ibzROgIRgEJyaVsYiY&__tn__=-UC%2CP-R
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla