Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

DIABETES: As festas de fim de ano são momentos especiais para celebrar com a família e amigos, mas para quem tem diabetes,

 

 

 

As festas de fim de ano são momentos especiais para celebrar com a família e amigos, mas para quem tem diabetes, é importante tomar alguns cuidados para curtir sem comprometer a saúde.
Com pequenas mudanças, é possível aproveitar essas ocasiões com segurança e bem-estar! 🥳✨
Quer saber mais sobre como curtir as festas sem preocupações? Confira nossas dicas no site e cuide da sua saúde durante as comemorações! https://tinyurl.com/3ksbyr4b
Material destinado a todos os públicos. Outubro/2024. ANBRGLU202440303 (1.0)
#PraTodosVerem: esse post possui texto alternativo.

Aproveite as festividades de fim de ano e controle seus níveis de glicose com essas dicas, truques e trocas fáceis.

 

 

Cuidados para Diabetes|Dez. 18, 2024

Se você tem diabetes, monitorar o nível de glicose é sempre uma prioridade. Durante a temporada de festas de fim de ano, no entanto, quando panetones, pavês e outros pratos deliciosos estão por toda parte, pode ser um desafio ainda maior respeitar o plano de refeições e manter estáveis os níveis de glicemia.

Os encontros no Natal e no Réveillon giram em torno da mesa farta e muitas vezes as festas contam com alimentos que não estão sempre na nossa dieta cotidiana. Por isso, o planejamento correto é fundamental para fazer escolhas mais saudáveis e desfrutar bons momentos com a família e amigos. “Apesar de a pessoa que tem o seu diabetes bem controlado possuir uma dieta semelhante à daquela sem diabetes, é preciso restringir açúcares de absorção rápida e as gorduras saturadas”, lembra Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

Como manter o diabetes bem-controlado?

Conhecer seu nível de glicose fornece informações sobre a saúde do seu corpo. Seu nível de glicose pode dizer se você precisa de um lanche suplementar ou unidades extras de insulina. Também pode dizer como seu corpo reage à ingestão de carboidratos. E o monitoramento contínuo da glicose (CGM) é uma ferramenta para gerenciar seus cuidados com o diabetes.

Nosso produto FreeStyle Libre rastreia seus níveis de glicose ao longo do dia para que você possa ver o impacto dos alimentos que ingere e das atividades em que participa. Ele mostra se seus níveis de glicose estão muito altos ou muito baixos, e pode fornecer as informações necessárias para gerenciar sérios impactos à saúde que podem vir com condições como hipoglicemia e hiperglicemia. 1, 2

 
 

“O CGM permite acompanhar as leituras de glicose sem as rotineiras picadas de dedos, empoderando as pessoas que vivem com diabetes a tomar decisões mais assertivas sobre sua saúde. Ao oferecer dados de glicose, a monitorização é útil para identificar sinais ou sintomas de hipoglicemia, e para aquelas cujos episódios podem se apresentar de forma grave, com perda de consciência e sem os sinais clínicos de alerta; bem como nos casos de ajuste de medicação como insulina em resposta aos dados de glicose, incluindo adesão mais confiável e tempo de medicação ajustado”, explica a Dra. Jellin Zambon, endocrinologista e Gerente Médica Sênior da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott no Brasil.

Mas e as comidas?

Calma! Confira a seguir as dicas da nutricionista para aproveitar as festas de fim de ano sem estresse.

1. Planeje com antecedência

Antes de chegar a qualquer evento, estabeleça um plano do que você vai comer. Por exemplo, se sabe que só haverá aperitivos, selecione aqueles com menos calorias e que não aumentarão sua glicemia, como vegetais e proteínas magras. Seja cauteloso com molhos que podem adicionar calorias escondidas, sal ou açúcar. Também é possível procurar os cardápios dos restaurantes na internet e planejar a refeição antes do tempo.

2. Não fique em jejum durante longos intervalos

Ignorar uma refeição pode afetar negativamente o nível da sua glicemia, especialmente se você administra insulina. Por isso, quando a ceia for servida mais tarde, uma forma de não ficar muito tempo em jejum é optar por suplementos indicados para pessoas com diabetes – principalmente os que possuem carboidrato com baixo índice glicêmico – algumas horas antes da refeição.

Quando a refeição for servida, tenha como objetivo encher metade de seu prato com legumes e verduras (brócolis, cenouras, espinafre). “A outra metade pode ser dividida em um quarto de grãos (arroz integral ou lentilha), ou até mesmo por opções como a batata-doce; e o quarto final com proteína magra (peixe, peru ou frango sem pele)”, sugere Patrícia. No caso de carnes como o tender, que é feito com a carne mais magra do porco, opte por uma fatia com cerca de 50 gramas, que contém em média 80 calorias, e prefira as opções com menos teor de sódio. Por fim, adicione um pedaço de fruta e/ou laticínios para completar sua refeição.

3. Mantenha-se hidratado

Beber água é importante para a nossa saúde geral e bem-estar, mas novas pesquisas3 mostram que a bebida também pode nos ajudar com as calorias que consumimos. Além disso, a escolha da água pode ser útil para limitar bebidas açucaradas que podem ser tentadoras nesta época do ano.

4. Escolha bem os carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos podem fornecer muitos bons nutrientes. No entanto, em comparação com as gorduras e as proteínas, os carboidratos têm maior impacto sobre a glicemia. Por isso, é importante escolhê-los sabiamente e optar por alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são lentamente digeridos e não afetam seus níveis de glicemia. Além disso, limite a ingestão de carboidratos refinados e processados e escolha alimentos ricos em fibras como maçã, cenoura, feijão, lentilha, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

5. Diminua a velocidade

O cérebro demora cerca de 20 minutos para avisar o estômago que você está “satisfeito”. Quando as refeições são consumidas lentamente, as pessoas comem significativamente menos calorias do que aquelas que comem rápido. Para ajudar a diminuir a velocidade ao comer, tente mastigar lentamente e mais vezes.

6. Você pode comer a sobremesa, mas...

“Se a sobremesa realmente importa, planeje com antecedência e coma menos carboidratos ao longo do dia, para que você possa desfrutar de um pedaço daquela torta ou uma rabanada”, aconselha a nutricionista. Lembre-se de ser consciente sobre os tamanhos das porções.

As frutas descascadas estimulam o consumo e, se você as comer antes das refeições, elas o ajudarão com a saciedade, um trunfo para não exagerar na comida. A maçã, por exemplo, é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia no controle glicêmico.

Se você é fã de panetone e sorvete, uma sugestão é cortar um panetone diet em pedaços pequenos e misturá-lo bem com sorvete diet de creme. Outra opção é misturar o sorvete de creme com amêndoas em lâminas.

Lembre-se de que a comida é apenas uma pequena parte da tradição das festividades de fim de ano. São momentos de celebração, portanto, desfrute-os com sua família e amigos. 

Registro ANVISA Freestyle Libre Sensor 80146502021.
Registro ANVISA Freestyle Libre Leitor 80146501903.
ANATEL Freestyle Libre Leitor 04072-14-09992.
Registro ANVISA Freestyle Libre 2 Plus Sensor 80146502386.
ANATEL Freestyle Libre 2 Plus Sensor 16869-23-09992.
SAC 0800-703 0128

Referências

1 Bolinder, J. Lancet (2016). https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31535-5
2 Haak, T. Diabetes Therapy(2017). https://doi.org/10.1007/s13300-016-0223-6
3 Plain water consumption in relation to energy intake and diet quality among US adults, 2005–2012. Acessado em outubro/24. Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jhn.12368/abstract

 
 
 

 


 
 


 
 
 
 
FONTE:  https://web.facebook.com/AbbottBrasil?__tn__=-UC*F
https://www.abbottbrasil.com.br/corpnewsroom/diabetes-care/diabetes-6-dicas-para-curtir-as-festas-de-fim-do-ano.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2Bx-mI8lz2lWUlwvYqisL8ioicr9rQZPKMDJGb5Mb6ux3Q5hZt2vzgQy8_aem_NUZrI2VWac1JHUrRGnM6QQ

  Câncer de pele (laço preto)


 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla