•
Chegou a época do ano que para muitos é sinônimo de alegria, emoção, festa, comidas típicas da ocasião, mas também de cuidados. A nutricionista oncológica Camila Rosário, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, destaca algumas dicas que os pacientes oncológicos devem seguir. “As festas de final de ano são momentos de confraternização com a família, amigos e aquelas pessoas que amamos. Claro que momentos como esse a comida está sempre presente. Os pacientes oncológicos não precisam ficar de fora desses momentos especiais, pois são importantes para fortalecer nossos laços sociais e renovar as energias. Contudo, é importante alguns cuidados para que os efeitos colaterais e sintomas do tratamento não interrompam as suas festas”.
A nutricionista aponta a importância de cuidar da saúde e ao mesmo tempo se divertir. Acompanhe as orientações de Camila do Rosário:
1 – Evite exageros à mesa: de preferência, coma pequenas porções e preparações mais leves, para evitar a sensação de peso ou estômago cheio. Assim pode desfrutar da variedade, provando um pouco de tudo, cuidando da quantidade ingerida.
2 – Restrinja alimentos embutidos: fique atento ao consumo de embutidos como linguiça, presunto, bacon, salame – muito usados nos pratos das festas de fim de ano – pois são ricos em aditivos, gorduras, excesso de sódio, entre outros, e podem favorecer o aparecimento de sintomas gástricos.
3 – Alimentos gordurosos: a dica é evitar esse tipo de alimento. Opte por consumir carnes magras (frango, peru, lombo de porco) assadas ou grelhadas.
4 – Passe livre para saladas, verduras e legumes: esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além disso, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e são mais leves para a digestão, reduzindo sintomas como náuseas.
5 – Para brindar, sucos naturais ou mesmo bebidas sem álcool: importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas pode interagir com medicamentos e quimioterápicos. Além disso, pode aumentar problemas digestivos, como dor abdominal, náuseas e vômitos.
6 – Frutas para a sobremesa: evitar a ingestão de açúcar é importante, mas nas festas de Natal e de Ano novo, não passe vontade, porém, limite o consumo para evitar sintomas. Capriche em frutas variadas como ameixas, pêssegos, cerejas, entre outros. Além de muito saborosas e propícias para a estação do ano, são refrescantes e ajudam na hidratação.
7 – Hidratação é fundamental, principalmente quando o calor é excessivo: capriche na água, água de coco, sucos e frutas que contenham líquido como melancia, melão, morango, uva.
Atenção ao tratamento
Camila Rosário também ressalta a importância de manter a continuidade do tratamento. “Cada paciente possui a sua individualidade. Essas orientações são gerais, mas, às vezes, algumas restrições são necessárias para controle de sintomas e cuidado com outras comorbidades associadas. Converse com sua nutricionista. E se for viajar, consulte seu médico para verificar como seus medicamentos deverão ser feitos, além de demais cuidados que deve tomar e sua data de retorno ao consultório”, ressalta.
Sugestões para incrementar a ceia de Natal ou de fim de ano
Tabule de quinoa
Ingredientes para o tabule:
1 xícara de chá de quinoa
1 pepino japonês picado em cubos
2 tomates picados em cubos
1 cebola roxa picada em cubos
1 xícara de chá de alface crespa picada
Ingredientes para o tempero:
1/2 xícara de chá de hortelã fresca picada
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
1 limão espremido
1 colher de café de sal
1 colher de café de pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1 – Coloque 1 litro de água em uma panela para ferver. Quando
alcançar a fervura, acrescente a quinoa e deixe cozinhar até ficar
macia. Se necessário, escorra o que sobrar da água.
2 – Misture em um recipiente os tomates, pepino, cebola e alface picados com a quinoa.
3 – Coloque para refrigerar.
4 – No momento de servir, misture os ingredientes para o tempero e adicione-o no recipiente com a quinoa e os vegetais picados.
Dica: se preferir, deixe a cebola picada imersa em água bem gelada (pode adicionar cubos de gelo) durante 20 minutos para retirar a acidez sem perder a crocância.
Drink refrescante sem álcool
Ingredientes:
Água com gás
Limão em rodelas
Chá para preparo em água gelada (sugestão: sabor chá verde, gengibre e limão)
Gelo
Modo de preparo:
1 – Em uma taça/copo coloque o gelo e as rodelas de limão.
2 – Adicione o sachê do chá e a água com gás até cobrir.
3 – Aguarde 5 minutos para a infusão e está pronto para o consumo.
Dica: pode variar nos ingredientes como trocar a água com gás por água de coco, mudar o sabor do chá, substituir o limão por outra fruta (como laranja ou abacaxi) e adicionar talos de alecrim ou folhas de hortelã.
FONTE: https://centrodeoncologia.com/blog/festas-de-fim-de-ano-cuidados-a-mesa-que-os-pacientes-oncologicos-devem-ficar-atentos-2/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR0rGOzBlDyo9-vgJ8X3PbD5mBj6qu0nbi1-Whtug1WQkfm7Qt3hmtDSjYM_aem_DLwLCSyfu54Z2HUbtMrEug
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla