Estudo aponta como a telemedicina pode ajudar no tratamento do diabetes
5/6/2012 - Paranashop
Um estudo apresentado na Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos destacou os benefícios do uso de telemedicina na avaliação e no tratamento de pacientes, especialmente os que vivem na área rural. A análise foi centrada em pacientes de diabetes e outras doenças endocrinológicas, como a obesidade, doença da tireoide e osteoporose, patologias que continuam a aumentar mundialmente.
Uma clínica localizada em um centro urbano foi conectada através de vídeo-teleconferência para pacientes em localidades rurais, permitindo a inspeção/exame visual e feedback em tempo real "face a face" entre o médico e o paciente. Usando câmeras de vídeo, monitores de televisão e a internet para transmitir registros eletrônicos, áudio e vídeo, criou-se uma definição de "sala de exame virtual". Uma enfermeira no local remoto facilitou a comunicação entre o médico e o paciente, ajudando com o exame físico.
Durante este estudo de mais de 2,5 anos, 66 pacientes foram examinados. A maioria dos pacientes com diabetes do tipo 2, caso mais comum da doença, apresentou uma melhoria significativa na saúde. Quase todos os pacientes (97%) disseram se sentir confortáveis ao usar a "sala de exame virtual".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla