A punção lombar é um método para determinar se o linfoma não-Hodgkin envolve o sistema nervoso central. É um procedimento simples, com a duração de poucos minutos. Consiste na inserção de uma agulha na pele da coluna lombar e no líquido que envolve a espinal medula. É extraída uma pequena quantidade de líquido para ser avaliado ao microscópio.
Por vezes, é administrado um anestésico local, e o doente tem de permanecer sentado ou deitado de lado durante todo o procedimento. Em seguida, tem de se manter deitado de barriga para cima e sem almofada durante uma ou duas horas, para reduzir a probabilidade de ficar com dor de cabeça após este procedimento. Se o doente tiver dor de cabeça, pode ter de tomar analgésicos durante um dia ou dois após o procedimento.
obs:Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.
As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.
Texto original de Portugal
abs,
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla