Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 23/01/2020
Não se sabe exatamente a causa dos cânceres de boca e orofaringe. Mas, muitos dos fatores de risco conhecidos podem tornar as células em cancerígenas.
Os pesquisadores acreditam que alguns fatores de risco, como o tabaco ou o uso abusivo de álcool, podem causar esses tipos de câncer por danificar o DNA das células que revestem o interior da boca e garganta.
O DNA contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer. Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Mutações em vários genes diferentes parecem ser necessárias para causar o câncer de boca e orofaringe.
Quando o consumo de tabaco e álcool danifica as células que revestem a boca e garganta, as células dessa camada passam a crescer mais rapidamente para reparar o dano. Quanto mais vezes as células precisarem se dividir, mais chances existem para que elas cometam erros ao copiar o DNA, o que pode aumentar as chances de se tornarem cancerígenas.
Muitos dos produtos químicos encontrados no tabaco podem danificar o DNA. Os pesquisadores não têm certeza se o álcool danifica diretamente o DNA, mas eles mostraram que o álcool potencializa muitos produtos químicos que danificam o DNA a entrarem nas células mais facilmente. Essa pode ser a razão que a combinação de tabaco e álcool provoca mais danos do que o tabaco sozinho.
Este dano pode causar um mal funcionamento em determinados genes, por exemplo, aqueles encarregados de iniciar ou interromper o crescimento celular. As células anormais podem começar a se acumular, formando um tumor. Com a associação de novos danos adicionais, as células podem começar a se espalhar para o tecido adjacente e/ou para outros órgãos.
Nas infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV), o vírus faz com que as células produzam duas proteínas conhecidas como E6 e E7. Essas proteínas desligam alguns genes que, normalmente, mantém o crescimento celular controlado. O crescimento celular descontrolado pode, em alguns casos, provocar o câncer. Quando o DNA do HPV é encontrado em células tumorais, especialmente em não fumantes e que bebem pouco ou nada de álcool, acredita-se que o HPV é a causa mais provável do câncer.
Algumas pessoas herdam, de seus pais, mutações no DNA que aumentam o risco de desenvolver determinados tipos de câncer. Mas, não se acredita que as mutações genéticas hereditárias nos oncogenes ou nos genes supressores de tumor provoquem muitos cânceres de cavidade boca ou orofaringe.
Alguns tipos de câncer de boca e orofaringe não têm uma causa conhecida. Alguns desses cânceres podem estar ligados a outros, a partir de fatores de risco ainda desconhecidos. Outros podem não ter uma causa externa, podendo apenas ocorrer devido a mutações aleatórias no DNA de uma célula.
Fonte: American Cancer Society (09/03/2018)
OBS. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO
ABS.
CARLA
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-boca-e-a-orofaringe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla