- Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 23/01/2020
O estadiamento é uma forma de descrever um câncer, sua localização, se e para onde disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos no corpo. Ter conhecimento do estágio ajuda o médico a decidir o tipo de tratamento a ser realizado e o prognóstico do paciente.
O câncer de boca e orofaringe inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está disseminada à distância. A nomenclatura de um estágio cancerígeno pode conter uma letra o que significa um estágio inferior.
Sistema de estadiamento TNM
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de boca e orofaringe é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer, que utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer: o próprio tumor, os linfonodos regionais ao redor do tumor e se o tumor se espalhou para outras partes do corpo.
TNM é abreviatura de tumor (T), linfonodo (N) e metástase (M):
- T. Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para outras áreas.
- N. Descreve se existe disseminação da doença para os linfonodos regionais.
- M. Indica se existe presença de metástase em outras partes do corpo, como os pulmões.
Números ou letras após o T, N e M fornecem mais detalhes sobre cada um desses fatores. Números mais altos significam que a doença está mais avançada. Depois que as categorias T, N e M são determinadas, essas informações são combinadas em um processo denominado estadiamento geral.
O sistema descrito abaixo é o mais recente sistema da AJCC, vigente desde janeiro de 2018. Ele usa o estadiamento patológico, que é determinado da análise da amostra retirada da cirurgia, também denominada estadiamento cirúrgico. Às vezes, se a cirurgia não é possível imediatamente, o tumor é realizado o estadiamento clínico (que não é mostrado abaixo), baseado nos resultados do exame físico, exame de endoscopia, biópsia e exames de imagem. O estadiamento clínico pode ser usado para planejar o tratamento. Às vezes, porém, o tumor se disseminou além das estimativas do estadiamento clínico, e pode não prever o prognóstico do paciente com a precisão de um estadiamento patológico.
Os tumores de orofaringe com DNA do HPV (denominado p16 positivo) tendem a ter um melhor prognóstico do que aqueles sem o HPV (p16 negativo). Como os tumores p16 positivos têm um prognóstico melhor que os p16 negativo são utilizados sistemas de estadiamento separados. Ambos os sistemas são descritos abaixo.
Estágios do câncer de boca e orofaringe e lábio p16 negativo
Estágio 0. Tis, N0, M0.
Estágio I. T1, N0, M0.
Estágio II. T2, N0, M0.
Estágio III. T3, N0, M0; T1, T2, T3, N1, M0.
Estágio IVA. T4a, N0 ou N1, M0; T1, T2, T3 ou T4a, N2, M0.
Estágio IVB. Qualquer T, N3, M0; T4b, qualquer N, M0.
Estágio IVC. Qualquer T, qualquer N, M1.
Estágios do câncer de orofaringe p16 positivo
Estágio I. T0, T1 ou T2, N0 ou N1, M0.
Estágio II. T0, T1 ou T2, N2, M0; T3 ou T4, N0 ou N1, M0.
Estágio III. T3 ou T4, N2, M0.
Estágio IV. Qualquer T, qualquer N, M1.
Recidiva
A recidiva não é um estágio no sistema TNM. Recidiva da doença significa que o câncer voltou após o tratamento. O câncer de boca e de orofaringe pode recidivar na boca ou garganta (recidiva local), nos linfonodos próximos (recidiva regional) ou em outra parte do corpo, como os pulmões (recidiva à distância).
Converse com seu médico se você tiver quaisquer perguntas sobre o estágio do câncer e como isso afeta o seu tratamento.
Fonte: American Cancer Society (09/03/2018)
OBS. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO
ABS.
CARLA
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-boca-e-a-orofaringe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla