Powered By Blogger

sábado, 29 de maio de 2021

Câncer de Boca e Orofaringe > Tratamentos : Terapia Alvo para

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 23/01/2020



Terapia alvo é um tipo de tratamento contra o câncer que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente às células cancerígenas e provocar pouco dano às células normais. Cada tipo de terapia alvo funciona de uma maneira diferente, mas todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células. Os medicamentos alvo funcionam de forma diferente dos quimioterápicos convencionais, e muitas vezes têm efeitos colaterais menos graves.

O cetuximab é um anticorpo monoclonal que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), uma proteína da superfície de certas células que normalmente ajuda as células a crescer e se dividir. As células do câncer de boca e orofaringe têm, frequentemente, um aumento de EGFR. Ao bloquear o EGFR, o cetuximab pode retardar ou impedir o crescimento celular.

O cetuximab pode ser combinado com a radioterapia para alguns estágios iniciais da doença. Para cânceres avançados, pode ser combinado com agentes quimioterápicos convencionais, como a cisplatina, ou pode ser usado isoladamente.

O cetuximab é administrado por infusão intravenosa, normalmente uma vez por semana. Um efeito colateral raro, mas importante do cetuximab é uma reação alérgica durante a primeira infusão, que pode provocar problemas respiratórios e alterações na pressão arterial. Mas, o paciente recebe medicamentos antes do início do tratamento com cetuximab  para evitar essa reação alérgica.

Possíveis efeitos colaterais

Muitos pacientes desenvolvem problemas na pele, como uma erupção cutânea semelhante à acne no rosto e no tórax durante o tratamento, que em alguns casos pode levar a infecções. O cetuximabe pode tornar a pele muito sensível ao sol, portanto, protegê-la durante o tratamento e por pelo menos alguns meses após o tratamento. Outros efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, cansaço, febre e diarreia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.


Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)






OBS. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO 

ABS.

CARLA

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-boca-e-a-orofaringe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla