Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de junho de 2023

SÍNDROME DO PÉ DIABÉTICO: CUIDADOS BÁSICOS

 

 

Os nossos pés suportam fechados dentro do calçado durante muitas horas por dia o peso do corpo . Para desempenharem bem a sua função, os pés precisam que o sangue circule de forma adequada, detetem bem as sensações (toque, dor, temperatura ...), e tenham um apoio correto durante o caminhar.

Quando se tratam dos pés de uma pessoa com diabetes, é preciso prevenir a ocorrência de algumas complicações, porque normalmente os vasos sanguíneos tornam-se mais estreitos (o que reduz fluxo sanguíneo) e os nervos deterioram-se (o que diminui a sensibilidade à dor e à temperatura).  Por essa razão a síndrome do pé diabético é um risco para a pessoa sofrer de feridas ou úlceras de cura difícil.

O risco de úlceras ou feridas aumenta quando a diabetes (nível de açúcar no sangue) é mal controlada, ou existem fatores como a obesidade (colesterol e triglicerídeos em excesso no sangue), hipertensão, excesso de peso, ou tabagismo. A pessoa deve a praticar exercício físico, seguir uma dieta equilibrada, e parar de fumar caso fume.



CUIDADOS BÁSICOS A SEGUIR EM CASA

Uma pessoa com diabetes deve vigiar com cuidado os pés e aplicar estas recomendações simples no dia-a-dia:

1)   APARÊNCIA DOS PÉS

Analisar os pés. Caso tenha dificuldade utilize um espelho ou peça ajuda a outra pessoa.   

·       Inspecionar os pés diariamente

Verificar se há algum inchaço, corte, ferida, bolha, pele seca ou calo. Ficar atento à presença de "joanetes" ou de outras deformidades dos pés.

·       Verificar as unhas

Se as unhas tiverem uma cor escura, com um especto laminar ou espesso, podem indicar que existe infeção.

·       Monitorizar as mudanças de temperatura e de cor da pele

 

Um pé frio, azulado ou pálido pode indicar má circulação, e o aumento incomum da temperatura ou vermelhidão pode estar relacionado com uma inflamação ou mesmo uma infeção.

2)   HIGIENE

·       Lavar os pés todos os dias, durante 10 minutos no máximo de tempo

Com água morna e sabão com ph neutro. Secar muito bem, especialmente entre dedos. Fazer alguma pressão, mas sem esfregar.

·       Evitar cortar as unhas

Em vez de as cortar, elas devem ser limadas na horizontal com uma lima de cartão, no mínimo uma vez por semana. Cortar as unhas em demasiado ou cortar os cantos levá-las a crescer em direção à pele, o que pode criar condições para surgir uma infeção. Se tiver dificuldade em cortar as unhas, vá a um podólogo.

·       Não utilizar lâminas, calicidas ou produtos irritantes

Não furar bolhas nem cortar as cutículas perto das unhas. Se tiver calos ou pele dura, vá a um podólogo

 

·       Aplicar hidratante, mas nunca entre os dedos

A pele é a primeira barreira protetora do pé, pelo que deve estar hidratada e saudável  (especialmente em pés secos) para se prevenirem feridas e infeções.

3)   CALÇADO

·       Trocar de meias diariamente

Certificar que elas não apertam em demasia, não têm costuras e que não são tecidos sintéticos.

·       Usar sapatos confortáveis

Caso os sapatos sejam novos, utilizá-los de forma gradual. O calçado deve ser confortável e não pressionar os dedos. Evitar sapatos de salto alto e que afunilem à frente.

·       Calçar modelos personalizados

Se o médico ou o podólogo detetarem que a maneira como apoia o pé não é correta, deve usar modelos feitos sob encomenda.

4)   PERIGOS

·       Não andar descalço

Nem na praia nem em casa, especialmente em superfícies quentes.

·       Nem frio nem calor

Não colocar cobertores elétricos, bolsas de água quente ou gelo em contato com os pés. Evitar a exposição ao sol e usar meias à noite se os pés estiverem frios. Nunca secar os pés com um secador de cabelo.

5)   CONTROLE DA DIABETES

·       Praticar exercício regularmente

Praticar exercício com frequência, a menos que haja uma contraindicação do médico. Por quê? Caminhar – por exemplo - meia hora todos os dias, melhora a circulação sanguínea nos pés.

·       Seguir uma dieta equilibrada

Comer de forma saudável e controlar rigorosamente o nível de açúcar no sangue.



Fontes:

Fundacion Para La Diabetes

Cruz Roja SER CUIDADORA



Artigo “Diabetes: Por Que Razão é Importante Controlar a Glicemia?” neste link https://www.cuidador.pt/blogue/252-diabetes-porque-razao-e-importante-controlar-a-glicemia

Artigo  Diabetes Tipo 1 e Tipo 2: Que Diferenças ?" neste link https://www.cuidador.pt/blogue/159-diabetes-tipo-1-e-tipo-2-que-diferencas

 

Artigo “A Alimentação, o Alzheimer, o Cancro, a Diabates, o AVC e a Doença Renal Crónica” neste link https://www.cuidador.pt/blogue/137-a-alimentacao-o-alzheimer-o-cancro-a-diabetes-e-o-avc

 

 By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo

 

 

26/06-NACIONAL DO DIABETES


 

abs

Carla

https://www.cuidador.pt/blogue/293-10-

https://www.facebook.com/cuidadorinformal?__cft__[0]=AZV8_mj5ge8NdI_VWd3khMFyqCYvdt9NCvaNZP14BeaSfEYAEza-wKX7S2PsLxwaTQI2izoJmG5k83NAgm8-9oCdYvf1Qkewmb5ekv1ZQdy3_wLnFA7G61Am0BQgCbrQxEBiJraFOGxLhj6LCbgJQjxLOpa0xpnifFBQugwlSkOKdyENK4xEGm2S1fg6noycbtg&__tn__=-UC*F


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla