O Alzheimer é a terceira causa de incapacidade no mundo e além de sintomas cognitivos também provoca alterações fisiológicas, fragilidade física e agravamento de doenças latentes.
Esta doença caracteriza-se pela atrofia do cérebro em resultado da progressiva morte de neurónios. As consequências verificam-se não só na saúde mental como também na saúde física, em particular na saúde dos pés. Um estudo realizado pela Universidade de Corunha verificou que 89,04% das pessoas com Alzheimer sofrem de problemas nos pés e quase 70% usam sapatos inadequados.
Os pés suportam um quarto dos ossos do corpo humano e negligenciá-los (especialmente numa idade mais avançada) pode afetar a autonomia física e o estado geral de saúde. As pessoas - mais idosas em especial - devem ter hábitos de cuidados que estimulem a posição vertical correta, a autonomia e a mobilidade. O pé saudável ajuda a evitar a degeneração a nível cerebral, pelo que é essencial que as pessoas com problemas neurodegenerativos sejam acompanhadas regularmente por um podologista. O objetivo é analisar ao nível do pé o sistema articular, os grupos musculares, a postura e a mobilidade.
Tendo em conta que caminhar diariamente 30 minutos melhora a cognição ou atrasa o seu declínio, é de importância relevante o bom estado dos pés.
O bom estado dos pés estimula não só a saúde a nível físico e cognitivo como também a nível social. A interação social e o realizar de tarefas participativas gera a neurogénese - ou seja, a criação de novos neurónios – e evita a deterioração progressiva e a aparição da temida atrofia cerebral. Este quadro clínico combate-se com exercício aeróbico como por exemplo fazer caminhadas, e para caminhar há que ter os pés saudáveis e com um bom calçado.
As quedas são outra síndrome a ter em conta. Com a idade o corpo envelhece e podem surgir mudanças nas pernas e nos pés. É fundamental evitar a deterioração da força muscular a nível dos pés e das pernas.
Fonte:
Artigo SÍNDROME DO PÉ DIABÉTICO: CUIDADOS BÁSICOS aqui: https://www.cuidador.pt/blogue/289-sindrome-do-pe-diabetico-cuidados-basicos
Artigo SÍNDROME DO PÉ DIABÉTICO: SINAIS DE NECESSIDADE DE AJUDA MÉDICA aqui: https://www.cuidador.pt/blogue/292-sindrome-do-pe-diabetico-sinais-de-necessidade-de-ajuda-medica
By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/blogue/293-10-tratamentos-medicos-que-devem-ser-evitados-nas-pessoas-idosas
https://www.facebook.com/cuidadorinformal?__cft__[0]=AZV8_mj5ge8NdI_VWd3khMFyqCYvdt9NCvaNZP14BeaSfEYAEza-wKX7S2PsLxwaTQI2izoJmG5k83NAgm8-9oCdYvf1Qkewmb5ekv1ZQdy3_wLnFA7G61Am0BQgCbrQxEBiJraFOGxLhj6LCbgJQjxLOpa0xpnifFBQugwlSkOKdyENK4xEGm2S1fg6noycbtg&__tn__=-UC*F
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla