Powered By Blogger

domingo, 25 de agosto de 2024

CÂNCER DE PULMÃO : NÓDULOS PULMONARES

 


Mulher segurando uma imagem digitalizada de pulmões, representando a análise de nódulos pulmonares

PREVALÊNCIA

Cerca de que realizam radiografias ou tomografias de tórax têm como resultado a presença de nódulos pulmonares. Que são pequenas opacidades (“manchas”) arredondadas vistas frequentemente em radiografias e tomografias de tórax. Na maioria das vezes representam achados benignos, como cicatrizes de infecção ou focos de inflamação nos pulmões e normalmente manifestam-se de forma silenciosa, ou seja, sem sintomas e outras vezes com sintomas respiratórios poucos específicos. Numa parcela muito pequena de pacientes, os nódulos pulmonares podem ser a apresentação inicial de um câncer de pulmão ou até mesmo uma manifestação secundária (metástase) de outros tumores. Por isso é sempre indicado a avaliação de um especialista.

PREVENÇÃO

Nódulos pulmonares: Prevenção

Quando falamos da possibilidade do câncer de pulmão ou de outros tumores, a principal forma de prevenção é evitar o cigarro. Além disso, mesmo algumas doenças inflamatórias e infecciosas no pulmão (que também podem ser descobertas através da investigação de um nódulo pulmonar) também são relacionadas ao consumo de tabaco.​

FATORES DE RISCO

Pela grande variedade de diagnósticos benignos ou malignos que podem se manifestar na forma de um nódulo pulmonar, os fatores de risco são bastante diversos. É fundamental dedicarmos uma atenção especial às condições que predispõem a pessoa a um risco maior de desenvolver um câncer de pulmão, doença que em seus estágios iniciais pode ser diagnosticada através de um nódulo pulmonar. Por isso, o consumo do tabaco e seus derivados é o principal fator a ser pesquisado e combatido, além da exposição a carcinógenos ambientais e ocupacionais.

SINTOMAS

Na maioria dos casos a presença de um nódulo pulmonar não é acompanhada de sintomas, o que reforça valorizarmos a informação deste achado quando descoberto incidentalmente em um exame de imagem.

Em situações mais específicas, quando o nódulo representa uma lesão no interior de um brônquio, pode determinar tosse, chiado no peito ou presença de sangue à expectoração.

DIAGNÓSTICO

Nódulos pulmonares: Diagnóstico

A investigação começa com uma boa história clínica do paciente, passa pelo exame físico e inclui exames de imagem. Em casos em que há suspeita de câncer ou mesmo para confirmar a suspeita de infecção ou inflamação, pode ser necessária a realização de uma biópsia.

TRATAMENTO

Nódulos pulmonares: Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico definitivo, mas muitas vezes envolverá apenas o acompanhamento do paciente, como é o caso de nódulos de baixa suspeita de neoplasia e que não crescem ao longo dos exames de imagens consecutivos.

 

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CÂNCER DE PULMÃO

 

LINK: 👇👇

 https://youtu.be/z1KKxTO0ITw

 


 

 

FONTE:  https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/centro-especializado/oncologia/nodulos-pulmonares/


 
 
 



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla