Hospital Israelita Albert Einstein.
A deficiência crônica de ferro ocasiona Anemia. As causas da carência deste mineral podem ser diversas como: perda crônica de sangue, ingestão ou absorção deficiente de ferro, necessidades aumentadas.
A taxa de absorção do ferro dos alimentos varia de indivíduo para indivíduo, pois está relacionada com o “estoque” de ferro do organismo e com a dieta.
Há dois tipos de ferro:
Ferro heme - derivado da hemoglobina e mio globina, presente nas carnes, aves e peixes. Este tipo de ferro não sofre nenhuma influência de fatores dietéticos para ser absorvido.
Ferro não heme - é um constituinte natural dos alimentos vegetais como ervilha, lentilha, frutas secas, castanhas, brócolis, beterraba, etc. Sofre influências de fatores dietéticos para ser absorvido, como a ação da vitamina C e tem que estar na forma ferrosa, assim torna-se um elemento solúvel ao nosso organismo e pode ser aproveitado.
Evite alimentos que prejudicam a absorção do ferro não heme: chá, café, cereais integrais, espinafre, gema do ovo, chocolate, alimentos ricos em cálcio como leite e derivados.
Consuma alimentos que auxiliam a absorção do ferro não heme: Fontes de Vitamina C: laranja, limão, acerola, Kiwi, sob a forma in natura ou ainda em sucos.
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
- Inclua no almoço e jantar carnes, frango ou peixe numa porção maior que a habitual, aproximadamente 200g;
- Evite beber chá mate ou preto, café, chocolate ou achocolatados junto e após as refeições;
- Não misture alimentos fontes de cálcio e ferro nas mesmas refeições;
- Inclua sucos de frutas cítricas junto às refeições;
- Procure fazer sempre uma alimentação variada segundo a safra, lembrando-se que não existe nenhum alimento que sozinho contenha todos os nutrientes necessários ao organismo.
Receita de Beef Tea:
Cozinhe 1 kg de carne vermelha em banho-maria (somente a car-ne, sem água).
Quando a carne estiver bem cozida esprema até sair seu suco.
Tempere este suco a seu gosto.
Sirva como consomé, ou base para sopas ou outras preparações.
Publicado em: 18/07/2016
FONTE: https://www.einstein.br/noticias/noticia/dieta-para-anemia-ferropriva#:~:text=Ferro%20heme%20%2D%20derivado%20da%20hemoglobina,%2C%20br%C3%B3colis%2C%20beterraba%2C%20etc.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla