Powered By Blogger

terça-feira, 20 de agosto de 2024

O QUE A DEPRESSÃO TEM A VER COM O ALZHEIMER?

 A depressão está associada à demência de Alzheimer quando se apresenta como um fator de risco para a aquisição da doença. 

Também quando geralmente as pessoas com demência em fase inicial são rotuladas de forma equivocada como depressivas. 

Ou ainda quando o estado depressivo acontece junto ao Alzheimer.

No estado depressivo, a tristeza, a falta de energia, prazer e dificuldades com a memória estariam associadas a questões conflitivas do sujeito, relacionadas ao contexto de sua história de vida. 

É importante ressaltar que a depressão não é uma consequência natural do envelhecimento. 

Uma imagem de si negativa invade o EU, que fragilizado defende-se de uma realidade cotidiana difícil de ser enfrentada, contra a qual o sujeito procura abrigo, distanciando-se das relações interpessoais, de trabalho, familiar e social.

 
Na ótica da psicanálise, a depressão não é uma entidade clínica, mas uma posição subjetiva do sujeito diante das escolhas relativas ao seu desejo e afetos, que se manifesta em vários contextos clínicos, inclusive no Alzheimer. 

Uma forma de ser que evita o encontro de si mesmo com a inconsistência da realidade contemporânea onde as inibições, medos, perdas e adversidades do mundo atual encontram refúgio em um estado depressivo, amortecido pela medicação. 

Uma retenção de energia sem deslocamento afetivo, desconexão com as relações do ambiente, um mal-estar psíquico que angustia e aparece condensado na significante "depressão" que generaliza e legitima um modo de vida nos tempos atuais.

A dificuldade de memória, a falta de atenção, dificuldades do raciocínio e o humor triste no estado depressivo se confundem com os estágios iniciais do Alzheimer, pois os sintomas são parecidos, causando uma grande dificuldade no diagnóstico diferencial entre a demência e a depressão. 

É importante que o diagnóstico seja realizado, pois, sendo reconhecido como um estado depressivo, há tratamento e consequente diminuição dos sintomas demenciais. 

Se, no entanto, tratar-se de um estágio inicial de Alzheimer, o estado depressivo, se não identificado e tratado, pode acelerar a progressão da demência.

 
Além da demência poder se apresentar com sintomas depressivos, também pode ocorrer somente o estado depressivo com sintomas cognitivos associados. 

As alterações cognitivas relativas à memória, atenção e raciocínio na depressão ocorrem de forma menos intensa e são mais flutuantes; já no Alzheimer ocorrem perdas cognitivas mais intensas e a frequência é constante. 

Os esquecimentos, por exemplo, podem fazer muitas pessoas acreditarem que estão com início de Alzheimer, mas ocorrem também no estado depressivo, que, pela falta de atenção, acaba por gerar esquecimento.

 
Demência com sintomas depressivos acontece quando os sintomas se sobrepõem, quando Alzheimer e depressão caminham juntos, no decorrer da doença. 

Ou seja, quando a posição depressiva do sujeito se manifesta no quadro demencial, acelerando as perdas cognitivas e relacionais, dificultando o diagnóstico clínico. 

Se não identificado a tempo, o estado depressivo pode prolongar-se e chegar a se tornar grave. 

É importante um diagnóstico e intervenção precoces, pois, com tratamento e diminuição dos sintomas depressivos, a demência desenvolve-se mais lentamente, desacelerando a progressão da doença.

Na demência de Alzheimer, podemos dizer que o estado depressivo gerado pelas perdas, finitude da vida e esvaziamento dos vínculos afetivos afasta cada vez mais a pessoa do campo das relações simbólicas e acelerando a demência. 

Apesar de todas as perdas na demência, podemos afirmar que há psiquismo ainda, ou seja, há um sujeito do inconsciente que surge no imaginário das lembranças do passado, nas crises, nos lapsos de lucidez ou no desejo de ser amparado no desamparo em que se encontra.

Ana Lucia Esteves
Psicanalista/Psicóloga-CRP:06/23285

 


 

FONTE : https://web.facebook.com/miriammnovaes?__cft__[0]=AZUTodpqPEl3tXLdpf7aCkpCKaU_Nv2mxAPu1sqb867Q-k_tl9HQOpj1mSluhJyzjXKdXe3IgCmmPyZe31fuXsNErBTuWkLhA-dm0M5GyFK7OiMg7rb_1Nmqf8LtLqgIIyD_IF-Nw73xzMe6r-YYDMwGL31XvW1W_HO1wAjs101s7lJnwMOCIdOGZH9T-pdFoGw&__tn__=-UC%2CP-R
 
 
 
 






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla