epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2024/08
No futuro, pessoas com diabetes tipo 1 poderão tomar insulina apenas uma vez por semana, dizem especialistas
Cientistas desenvolveram uma insulina que responde às mudanças nos níveis de açúcar no sangue em tempo real e pode revolucionar o tratamento de milhões de pessoas com diabetes tipo 1 em todo o mundo, relata o The Guardian.
Atualmente, os pacientes precisam tomar insulina sintética até 10 vezes por dia para sobreviver. A flutuação constante entre níveis altos e baixos de açúcar no sangue pode resultar em problemas de saúde física de curto e longo prazo, e a luta para manter os níveis estáveis também pode afetar a saúde mental.
Cientistas encontraram uma solução que chega o mais perto até agora de uma cura para o diabetes tipo 1: insulina inteligente, que fica adormecida no corpo e só entra em ação quando necessário. Pesquisadores nos EUA, Austrália e China projetaram com sucesso novas insulinas que imitam a resposta natural do corpo às mudanças nos níveis de açúcar no sangue e respondem instantaneamente em tempo real.
As insulinas padrão estabilizam os níveis de açúcar no sangue quando entram no corpo, mas, uma vez que fazem seu trabalho, normalmente não conseguem ajudar com futuras flutuações. Isso significa que os pacientes geralmente precisam injetar mais insulina novamente em apenas algumas horas.
As novas insulinas responsivas à glicose (GRIs) só se tornam ativas quando há uma certa quantidade de açúcar no sangue. Elas se tornam inativas novamente quando os níveis caem abaixo de um certo ponto, evitando a hipoglicemia (glicemia baixa). No futuro, os pacientes podem precisar de insulina apenas uma vez por semana, acreditam os especialistas.
Os cientistas por trás das insulinas inteligentes receberam milhões de libras em bolsas para acelerar seu desenvolvimento. O financiamento vem do Type 1 Diabetes Grand Challenge, uma parceria entre a Diabetes UK, a JDRF e a Steve Morgan Foundation. Ela está investindo £ 50 milhões em pesquisas de ponta para ajudar a encontrar novos tratamentos para o diabetes tipo 1.
Tim Heise, vice-presidente do painel consultivo científico de novas insulinas para o Type 1 Diabetes Grand Challenge, disse ao The Guardian que a insulina inteligente pode significar uma nova era na guerra contra o diabetes. "Mesmo com as insulinas modernas disponíveis atualmente, as pessoas que vivem com diabetes tipo 1 precisam se esforçar muito para controlar seu diabetes todos os dias. Nosso tratamento seria quase uma cura para elas.”
Elizabeth Robertson, diretora de pesquisa da Diabetes UK, disse que os projetos tinham o potencial de revolucionar o tratamento do diabetes tipo 1. “Ao apoiar esses projetos de pesquisa inovadores, pretendemos desenvolver novas insulinas que imitem mais de perto as respostas naturais do corpo às mudanças nos níveis de açúcar no sangue.”
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla