Efeitos Colaterais do Tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço
Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 15/04/2014 -
Data de atualização: 16/07/2017
A cirurgia para câncer de cabeça e pescoço, muitas vezes altera a capacidade do paciente de mastigar, engolir ou falar. O paciente pode parecer diferente após a cirurgia, o rosto e o pescoço podem ficar inchados, mas esse inchaço geralmente desaparece em algumas semanas. No entanto, se os gânglios linfáticos foram removidos, o fluxo de linfa na área de onde foram retirados pode ser mais lento e a linfa pode acumular nos tecidos, causando um aumento de volume local, que pode permanecer por um longo tempo.
Após uma laringectomia ou outra cirurgia na garganta, algumas áreas do pescoço e da garganta podem ficar adormecidas. Se os linfonodos do pescoço forem removidos, o ombro e o pescoço podem ficar fracos e rígidos.
Os pacientes que fazem radioterapia podem apresentar irritação, vermelhidão e feridas na boca, boca seca ou saliva espessa, dificuldade para engolir, alterações no paladar ou náuseas. Outros problemas que podem ocorrer durante o tratamento são a perda de paladar, o que pode diminuir o apetite e afetar a nutrição, e dor de ouvido, causado pelo endurecimento da cera no conduto auditivo. Os pacientes também podem notar algum inchaço sob o queixo e alterações na textura da pele. A mandíbula pode tornar-se rígida e os pacientes podem não serem capazes de abrir a boca tanto quanto antes do tratamento.
Os pacientes devem comunicar quaisquer efeitos colaterais para seu médico e discutir sempre quais as melhores maneiras de lidar com eles.
Fonte: National Cancer Institute (29/03/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/efeitos-colaterais-do-tratamento-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco/2845/486/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla