Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Glândulas Salivares
Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 26/03/2013 -
Data de atualização: 22/01/2018
Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para estudo e avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer.
Os principais tipos de biópsias para diagnóstico do câncer de glândulas salivares são:
Punção Aspirativa por Agulha Fina
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. Na PAAF é utilizada uma agulha fina acoplada a uma seringa para aspirar uma amostra do tecido tumoral para análise. O material obtido é submetido à análise citológica.
Este tipo de biópsia é realizado para verificar se uma massa ou aumento de tamanho dos gânglios linfáticos contém a doença. O procedimento é realizado com anestesia local.
Biópsia Incisional
Na biópsia incisional apenas uma parte do tecido é retirada. Este tipo de biópsia é geralmente realizado para lesões maiores, que estão ulceradas ou que cresceram profundamente no tecido. Este tipo de biópsia é geralmente realizada com anestesia local. Entretanto, não é feita com frequência em tumores de glândulas salivares.
Cirurgia
Se o exame físico sugerir um tumor de glândula salivar e a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) não for conclusiva, o médico pode solicitar uma cirurgia para retirar toda a lesão. Este procedimento fornecerá uma amostra suficiente para o diagnóstico e ao mesmo tempo tratará a doença.
Fonte: American Cancer Society (28/09/2017)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-para-diagnostico-do-cancer-de-glandulas-salivares/3040/512/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla