Powered By Blogger

domingo, 5 de agosto de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: do Câncer de Olho - O Olho

O Olho

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/01/2014 - Data de atualização: 04/04/2017




O olho é constituído por três partes principais:


Olho

  • Globo Ocular


A parte principal do olho é o globo ocular, que é preenchido com um material gelatinoso denominado humor vítreo. O globo ocular é formado por três camadas: esclera, úvea e retina.

Esclera. É a parte branca e dura dos olhos, que cobre a maior parte externa do globo ocular. É contínua  à córnea, que é clara para permitir a passagem da luz.

Úvea. É a camada intermediária do globo ocular. É onde a maioria dos melanomas oculares se desenvolve. A úvea é formada por três partes:


  1. Íris. É a parte colorida do olho. Ela envolve a pupila, a pequena abertura que deixa a luz entrar no globo ocular.
  2. Coroide. É uma camada fina, pigmentada do globo ocular que alimenta a retina e a parte anterior do olho com o sangue.
  3. Corpo Ciliar. Contém os músculos do interior do olho que alteram a forma da lente de modo que o olho possa focar objetos próximos ou distantes. Têm também células que produzem o humor aquoso, um líquido na parte anterior do globo ocular entre a córnea e a lente.


Retina. É a camada interna de células na parte posterior do olho. Ela é constituída por células nervosas sensíveis à luz, que estão ligadas ao cérebro pelo nervo óptico. A luz entra no olho e passa através das lentes, se concentrando sobre a retina. O padrão de luz que aparece na retina é enviado através do nervo óptico para uma área do cérebro denominada córtex visual, que permite a visão.

Os tumores que afetam o globo ocular são chamados tumores intraoculares:


  • Órbita


A órbita é constituída pelos tecidos que envolvem o globo ocular. Estes tecidos incluem os músculos que movem o olho em diferentes direções e os nervos ligados ao olho.

Os tumores que se desenvolvem nesses tecidos são denominados tumores orbitais.


  • Estruturas Anexas


Finalmente, existem estruturas anexas, como as pálpebras e glândulas lacrimais. Os tumores que se desenvolvem nestes tecidos são denominados tumores anexos.

Fonte: American Cancer Society (05/02/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-olho/3832/560/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla