Este texto tem como fonte um artigo publicado no dia 3 de Setembro de 2019 com o título “El calvario de Guillermina”. A fonte (que se encontra em anexo) faz referência a uma pessoa com Alzheimer em fase avançada que foi alimentada por ordem judicial com uma sonda nasogástrica contra a recomendação de muitos médicos e vontade da família.
Quando o estado de demência de Guillermina se agravou os filhos foram contra a decisão da estrutura residencial onde se encontrava de a alimentar através de uma sonda. Por esse motivo a instituição decidiu ir para tribunal e a decisão judicial foi a de forçar a família a aceitar que a mãe tinha que ser alimentada com um tubo. Os filhos recorreram da decisão do tribunal e perante o insucesso do recurso entraram em contacto com a Fundação Cudeca, que aconselhou a transferência da mãe para um centro de cuidados paliativos onde acabou por falecer.
A alimentação forçada através de sondas a pessoas com demência em fase avançada deve ser desencorajada segundo inúmeras vozes da comunidade científica.
José Augusto García Navarro, presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia defende que a possibilidade de utilização de sondas para alimentar pessoas com demência avançada deve ser sempre analisada caso a caso. Segundo o médico geriatra a decisão deve ser tomada tendo em conta as expectativas anteriores do paciente e a opinião da família e dos médicos e enfermeiros. “Não se trata de abandonar o paciente, muito pelo contrário” refere José Augusto García Navarro, porque “estamos a melhorar ativamente o tratamento e o cuidado nessa fase crítica de forma natural”.
Segundo José Augusto García Navarro, presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, não está provado cientificamente que a utilização de sondas nasogástricas traga benefícios porque não melhora o estado nutricional, não prolonga a sobrevivência, não melhora a qualidade de vida e é natural que cause desconforto à pessoa paciente.
José Augusto García Navarro também refere que esta perspectiva não deve ser generalizada, e que a possibilidade de se alimentar uma pessoa com demência em fase avançada com uma sonda nasogástrica deve ser vista sempre caso a caso. A decisão deve ser tomada com a participação de médicos e enfermeiros que cuidam do paciente, familiares e também se deve ter em conta as expectativas anteriores da pessoa paciente.
Fonte:
By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo
abs
Carla
https://www.cuidador.pt/blogue/293-10-
https://www.facebook.com/cuidadorinformal?__cft__[0]=AZV8_mj5ge8NdI_VWd3khMFyqCYvdt9NCvaNZP14BeaSfEYAEza-wKX7S2PsLxwaTQI2izoJmG5k83NAgm8-9oCdYvf1Qkewmb5ekv1ZQdy3_wLnFA7G61Am0BQgCbrQxEBiJraFOGxLhj6LCbgJQjxLOpa0xpnifFBQugwlSkOKdyENK4xEGm2S1fg6noycbtg&__tn__=-UC*F
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla