Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de julho de 2023

O QUE FAZER PARA PREVENIR UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL?

blogue

   


Mesmo tendo em conta a idade ou a história familiar, o acidente vascular cerebral é evitável porque há muitos factores de risco que podem ser controlados,

Aqui estão sete maneiras de controlar o risco de sofrer um acidente vascular cerebral:

1. Controle da pressão arterial

A pressão arterial elevada é um factor importante para o risco de AVC. O objectivo ideal é mantê-la a 120/80, mas para algumas pessoas pode ser mais apropriado situá-la a 140/90.

Como conseguir: reduza o sal da dieta para 1.500 miligramas por dia (cerca de meia colher de chá), evite alimentos ricos em colesterol, coma diariamente frutas e legumes, pratique pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia e não fume.

 

Caso seja necessário tome medicação para reduzir a pressão arterial.

2. Perca peso

A obesidade tal como as complicações a ela associadas (incluindo hipertensão e a diabetes) aumentam as possibilidades de acidente vascular cerebral. Mantenha o seu índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.

Como conseguir: não coma mais de 1.500 a 2.000 calorias por dia (dependendo do nível de actividade e do IMC).Pratique exercício físico.

3. Pratique exercício físico

A prática de exercício físico de intensidade moderada pelo menos cinco dias por semana ajuda a perder peso e a diminuir a pressão arterial.

Faça caminhadas, suba as escadas em vez de utilizar o elevador

Recomendação importante: durante a prática de um exercício não se deve atingir o ponto onde se fala e respira com dificuldade.

4. Beba com moderação

Estudos demonstram que beber álcool com moderação pode diminuir a probabilidade de ocorrer um acidente vascular cerebral. O vinho tinto contém resveratrol que protege o coração e o cérebro.

5. Vigie a fibrilhação auricular

A fibrilhação auricular é uma forma de arritmia cardíaca que provoca a formação de coágulos no coração. Estes coágulos podem viajar pelo sistema circulatório até ao cérebro o que aumenta o risco de sofrer um acidente vascular cerebral.

Quando se tem a fibrilhação auricular, esta deve ser tratada. Sintomas como palpitações ou falta de ar são razões para se contactar o médico para um exame.

6. Vigie a diabetes

Ter níveis altos de açúcar no sangue provoca com o tempo danos nas paredes dos vasos sanguíneos e aumenta a probabilidade de surgirem coágulos.

Verifique regularmente a glicemia, tenha uma dieta saudável, pratique exercício e tome a medicação receitada pelo médico

7. Não fume

Fumar contribui para a formação de coágulos de maneiras diferentes. O sangue engrossa e aumenta a quantidade de placas nas artérias.

Conjuntamente com uma dieta saudável e a pratica de exercício físico regular, parar de fumar é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para reduzir significativamente o risco de acidente vascular cerebral.

 

Como parar de fumar: aconselhe-se com o seu médico sobre a forma mais adequada. Existem estratégias como a utilização de adesivos de nicotina, comprimidos ou a ajuda de um psicólogo.

A maioria dos ex-fumadores passou por várias tentativas antes de conseguir parar de fumar e cada tentativa deve ser encarada como um passo no sentido do êxito.

Sinais de acidente vascular cerebral

Equilíbrio: perda repentina de equilíbrio ou coordenação de movimentos, como não ser capaz de andar em linha recta ou tocar no nariz com o dedo.

Olhos: mudanças repentinas na visão, como visão dupla ou cegueira num olho.

Face: entorpecimento num dos lados da face.

Braços: Sensação de fraqueza num braço ou não ser capaz de levantar os dois braços.

Discurso: dificuldade em falar ou fala difícil de entender.

 

Fonte: National Stroke Association

 

 

 

 

 

 

   FONTE: https://www.cuidador.pt/blogue/

 

 

 

 


 




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla