O cancro é uma doença que surge de forma inesperada na vida de muitas pessoas e famílias. Cuidar de uma pessoa nessas circunstâncias é uma grande responsabilidade acompanhada pela dor, e pelo sofrimento de presenciar uma luta muito dura. Mas esse desafio também pode ter satisfações devido à realização de pequenos objetivos que são sentidos como vitórias importantes.
O cancro já é uma das principais causas de morte a nível mundial, e por essa razão é necessário que se conheçam alguns conselhos básicos.
Como cuidar de alguém com cancro?
· O primeiro conselho, e o mais importante, é apoiar o paciente em todos os momentos. Essa doença tem efeitos devastadores (também animicamente) na vida de quem sofre dela. Demonstrar interesse, estar disposto a ouvir, e sobretudo a entender o familiar doente num momento tão difícil, são situações básicas que devem ser lembradas.
· Outra ação que deve ser colocada em prática é ajudar o familiar nas tarefas domésticas. Tudo o que possa fazer será pouco para tornar as coisas mais fáceis. Cozinhar, manter a casa em bom estado, ajudar a gerir a economia da casa, etc. São pequenos detalhes que têm um grande valor e que aliviam em grande medida o dia a dia do paciente. Mas também é importante que a pessoa convalescente tente fazer as tarefas que consiga realizar e que lhe provoquem satisfação.
· Ajude a organizar rigorosamente tudo que esteja relacionado com a parte médica, como a administração de medicamentos, a coordenação das consultas aos diferentes especialistas, o acompanhamento nos exames médicos, etc.
· Mantenha-se constantemente bem informado sobre o ponto de situação da doença, a medicação e as indicações que devem ser seguidas. O tratamento pode ser muito complexo e o paciente pode sentir- se desorientado devido à falta de conhecimento e à grande quantidade de informação recebida. O mais normal é não entender muitas das coisas que estão a suceder, pelo que a sua ajuda será de grande valor.
· Escreva uma lista as tarefas a realizar. Durante o processo de cuidar as coisas que devem ser feitas podem acumular-se. Como organizar tudo para que nada fique por fazer? Com uma listagem numa agenda diária.
· Para o cuidador ser um bom apoio precisa de estar bem, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Não deixe de se preocupar com as suas necessidades (alimentar-se corretamente, descansar sempre que puder, etc.). Cuidar é uma tarefa que pode ser muito difícil e pode provocar a síndrome do cuidador (esgotamento). Não se esqueça de cuidar de si.
· Se tem um hobby não o abandone (seja ele ler, correr, ir ao cinema, etc.). Esses momentos servem para carregar as energias. Não abandone os seus hobbies.
· Peça ajuda porque nem sempre estará nas suas mãos poder satisfazer as necessidades do seu familiar. Seja devido à falta de conhecimento ou a uma impossibilidade, haverá ocasiões em que será altamente recomendável pedir ajuda externa. Uma visão complementar pode ajudar a enfrentar situações difíceis que poderão ocorrer.
Fontes:
https://wayalia.es/mejores-consejos-cuidar-persona-cancer/
Cruz Roja de España
By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo
FONTE: https://www.cuidador.pt/blogue/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla