O que são ínguas?
Ínguas são aumentos de um ou mais gânglios linfáticos ou linfonodos, pelo que são também chamadas de adenopatias. Elas se manifestam através de um ou mais carocinhos móveis sob a pele e que podem ou não ser dolorosas. Na maioria das vezes, as ínguas são consequência de uma inflamação leve e passageira, mas também podem ser causadas por fatores mais graves, como o câncer ou doenças autoimunes.
O que são gânglios linfáticos?
Os gânglios linfáticos são pequenas estruturas nodulares, do tamanho de um grão de feijão e de forma semelhante a uma pera, intercaladas na cadeia de vasos linfáticos, que tem as funções primordiais de filtrar regionalmente as impurezas trazidas pela circulação linfática e produzir anticorpos.
Os principais gânglios linfáticos localizam-se no pescoço, atrás da orelha, axilas, tórax, abdômen e virilhas, embora haja gânglios linfáticos localizados profundamente no interior do tórax, do abdômen e no pescoço. Em conjunto com o baço, as amígdalas e as adenoides, os gânglios linfáticos fazem parte do sistema imunológico.
Quando esses gânglios sofrem alguma alteração devido a uma inflamação, infecção, alergia, crescimento anormal de tecidos ou tumores, eles não conseguem desempenhar suas funções corretamente e então ficam inchados e doloridos, formando as ínguas.
Em que lugares as ínguas aparecem mais comumente?
Os linfonodos de tamanhos aumentados podem aparecer em qualquer local do corpo, como caroços sob a pele, mas, os locais mais comuns são:
- Pescoço ou nuca, causados por viroses, resfriados, gripes, alergias, faringites ou inflamações na garganta.
- Mandíbula ou maxilar, devido a infecções ou inflamações na face, boca ou dentes, sinusite, faringite e otite.
- Atrás da cabeça ou ouvido, por otite, gripe, faringite, viroses e inflamações na face.
- Virilha ou região inguinal, em decorrência de inflamações ou infecções na barriga, órgãos genitais, glúteos ou vias urinárias, como infecção urinária, gastroenterite, infecção pelo HPV, vaginose ou candidíase, por exemplo.
- Axilas, a partir de infecções ou inflamações dos pulmões, mamas e intestinos, como cirurgias da mama, gastroenterite, mononucleose ou uma gripe forte
uais são as principais características clínicas da íngua?
Uma íngua é sempre sinal de que alguma coisa no organismo está errada; geralmente ela indica que há alguma infecção naquela região. Se o crescimento ganglionar durar mais de um mês, crescer e endurecer, o médico deve ser procurado para esclarecer a questão.
O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos que podem ser confundidos com uma íngua inflamatória. Os tumores podem atingir todas ou apenas uma das glândulas linfáticas ou se espalhar por todo o corpo. No entanto, algumas dicas podem ajudar a desvendar a questão.
Tanto na íngua, quanto no câncer, o crescimento dos gânglios pode aparecer em qualquer parte do corpo. As ínguas benignas não alteram o tamanho e doem. Já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas. No fim, somente uma biópsia do gânglio pode comprovar o diagnóstico de um câncer.
Como o médico trata a íngua?
Não é necessário tomar nenhum remédio específico para as ínguas; é recomendado somente repouso e hidratação, além de identificar e eliminar o que as está causando. Assim, quando a infecção ou inflamação for curada, a íngua desaparecerá, pois ela é somente uma resposta do organismo em relação ao combate ao agente agressor. Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, orientados pelo médico, podem aliviar a dor ou a sensibilidade aumentada no local.
Como diferenciar uma íngua de um câncer linfático?
Em geral, não é preciso se preocupar muito quando surge uma íngua. Normalmente, ela apresenta vermelhidão e dor e costuma desaparecer sozinha dentro de 3 a 30 dias. No entanto, se o caroço para de doer e não diminui com o passar do tempo, pode ser sinal de algo mais grave.
O linfoma (câncer do sistema linfático) manifesta-se através de caroços indolores e que não param de crescer. A íngua, além dos sinais e sintomas já citados, vêm acompanhada, na maioria dos casos, de aumento de sensibilidade e de temperatura no local, podendo causar febre.
No caso dos caroços causados por cânceres, eles não costumam apresentar dor, vermelhidão ou sensibilidade aumentada no local e não desaparecem com o passar do tempo, ficando maiores, mais evidentes e consistentes.
No caso de dúvidas em relação a uma íngua, procure um médico para esclarecer a questão.
Chefes da Equipe de Revisão:
Dr. Alonso Augusto Moreira Filho e Dra. Vandenise Krepker de OliveiraAs notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico
FONTE:https://www.abc.med.br/p/
#autocuidadoéSobreViver #JulhoVerde2022 #CampanhaNacionalPrevençãoCCP #CCP #CâncerdeCabeçaePescoço #acbgbrasil@
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla