quarta-feira, 05 de julho de 2023
A função das células imunes chamadas células B no câncer tem sido controversa. O sequenciamento de célula única identificou um subconjunto não descrito anteriormente de células B que expressam uma proteína chamada TIM-1 e que se multiplicam em resposta ao crescimento do tumor de melanoma. A deleção do gene que codifica TIM-1 nessas células desencadeou uma resposta imune antitumoral.
O estudo descrevendo essas moléculas de checkpoint específicas de células B que regulam a imunidade antitumoral foi publicado na revista Nature.
Os pesquisadores relatam que o papel das células B na imunidade antitumoral ainda é debatido e, consequentemente, as imunoterapias têm como alvo as células T e células natural killer para inibir o crescimento do tumor.
Neste estudo, usando citometria de fluxo de alto rendimento, bem como sequenciamento de RNA de célula única e em massa e análise do sequenciamento do receptor de células B temporalmente durante o crescimento do melanoma B16F10, identificou-se um subconjunto de células B que se expande especificamente no linfonodo drenante ao longo do tempo em camundongos portadores de tumor.
O subconjunto de células B em expansão expressa a molécula de superfície celular imunoglobulina de células T e proteína 1 de domínio de mucina (TIM-1, codificada pelo gene Havcr1) e uma assinatura transcricional única, incluindo múltiplas moléculas co-inibitórias, como PD-1, TIM-3, TIGIT e LAG-3.
Embora a deleção condicional dessas moléculas co-inibitórias nas células B tenha pouco ou nenhum efeito na carga tumoral, a deleção seletiva de Havcr1 nas células B inibiu substancialmente o crescimento do tumor e aumentou as respostas das células T efetoras.
A perda de TIM-1 aumentou a resposta do interferon tipo 1 nas células B, o que aumentou a ativação das células B e aumentou a apresentação do antígeno e a co-estimulação, resultando em aumento da expansão das células T efetoras específicas do tumor.
Esses resultados demonstram que a manipulação de células B que expressam TIM-1 permite o engajamento do segundo braço da imunidade adaptativa para promover a imunidade antitumoral e inibir o crescimento do tumor.
Fonte: Nature, publicação em 21 de junho de 2023.
NEWS.MED.BR, 2023. Estudo desvenda o papel das células B na imunidade antitumoral. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1440205/estudo-desvenda-o-papel-das-celulas-b-na-imunidade-antitumoral.htm>. Acesso em: 6 jul. 2023.
FONTE:https://www.news.med.br/p/medical-journal/1440205/estudo-desvenda-o-papel-das-celulas-b-na-imunidade-antitumoral.htm?from=marquee
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla