Vivendo com Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais
Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 29/10/2015 -
Data de atualização: 18/01/2017
Para alguns pacientes com câncer de cavidade nasal e seios paranasais, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria dos pacientes que tiveram câncer de cavidade nasal e seios paranasais.
Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Esses pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle.
Cuidados no Acompanhamento
Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento e reestadiamento da doença.
Problemas de Deglutição e Nutrição
Os tumores da cavidade nasal e seios paranasais e seus tratamentos, muitas vezes podem causar problemas como dificuldade para engolir, boca seca ou até mesmo perda dos dentes. Isso pode tornar dificultosa a alimentação, levando à perda de peso e desnutrição.
Alguns pacientes podem precisar um ajuste na dieta durante e após o tratamento. Alguns podem até mesmo precisar de uma sonda de alimentação colocada no estômago durante um curto período de tempo após o tratamento. Nesse período é necessário o acompanhamento de uma equipe composta por médicos e nutricionistas para fornecer orientações e informações sobre suas necessidades nutricionais.
Consultando Outro Médico
Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de cavidade nasal e seios paranasais, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:
Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
Cópia do relatório de alta hospitalar.
Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
Exames de imagem.
O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!
Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)
conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/2810/501/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla