Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 15/12/2016
As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente.
As estatísticas sobre o prognóstico de um determinado tipo e estágio de câncer são muitas calculadas com base em com 5 anos de sobrevida relativa, mas muitas pessoas vivem mais tempo. A taxa de sobrevida de 5 anos é a porcentagem de pessoas que vivem pelo menos 5 anos após terem sido diagnosticadas com câncer. Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 5 anos de 80% significa que cerca de 80 em cada 100 pessoas que têm determinado tipo de câncer ainda estão vivas 5 anos após o diagnóstico. No entanto, é importante lembrar que muitas dessas pessoas vivem muito mais do que 5 anos após o diagnóstico.
Importante. As taxas de sobrevida em 5 anos são apenas estimativas e seu prognóstico pode variar com base em uma série de fatores específicos para você.
As taxas de sobrevida são muitas vezes baseadas em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. Existe uma série de limitações que se deve ter em mente, como:
Os números abaixo são os mais atuais disponíveis. Mas para obter taxas de sobrevida em 5 anos, os médicos avaliam os pacientes tratados há pelo menos 5 anos. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas de tratamento podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo agora diagnosticados e tratados para câncer de pulmão de não pequenas células.
Estas estatísticas estão baseadas no estágio do câncer no momento do diagnostico.
O prognóstico para pacientes com pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células varia de acordo com o estágio da doença. Em geral as taxas de sobrevida são maiores para pacientes com câncer em estágio inicial. Muitos outros fatores também podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade e estado de saúde do paciente, tratamento recebido e resposta da doença ao tratamento. Mesmo levando esses outros fatores em conta, as taxas de sobrevida são estimativas aproximadas.
Apenas seu médico, que está familiarizado com seu caso, poderá lhe dizer como esses números se aplicam ao seu caso.
As taxas de sobrevida a seguir foram calculadas com dados do banco de dados SERR do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, com base em pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células, entre 1998 e 2000. Embora eles estejam baseados em pacientes diagnosticadas há vários anos, são as taxas mais recentes publicadas pelo sistema de estadiamento da AJCC.
Essas taxas de sobrevida incluem pessoas que morreram de outras causas além do câncer.
Estágio Taxa de Sobrevida relativa em 5 anos
IA 49%
IB 45%
IIA 30%
IIB 31%
IIIA 14%
IIIB 5%
IV 1%
Lembre-se, essas taxas de sobrevida são apenas estimativas – elas não podem prever o que vai acontecer com qualquer pessoa de forma individual. Entendemos que essas estatísticas podem ser confusas e podem criar muitas perguntas. Converse com seu médico para entender melhor sua situação específica.
Fonte: American Cancer Society (16/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
http://www.oncoguia.org.br/
#Câncer#Câncerdepulmão#NovembroAzul#cigarro##mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta#oncologia #MeuCâncerDePulmãoNãoÉIgualAoSeu#CâncerDePulmão #Oncoguia#VocêNãoEstáSozinh0#tabagismo#público#Informação#prevenção#tratamento#diagnóstico #pneumologia #saúdeBrasil#mama #pâncreas #linfomas #carcinomas adenoides # sarcomas # rim # hamartomas # pele #paredefumar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla