Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Câncer de Estômago: O Estômago

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 24/05/2014 - Data de atualização: 30/08/2017
O estômago está localizado na parte superior do abdome e desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é engolido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão.
O estômago é formado por cinco partes:
         
Cárdia. A primeira parte do estômago (próxima do esôfago).
Fundo. Parte superior do estômago, junto à cárdia.
Corpo. Parte principal do estômago, entre as partes superior e inferior.
Antro. Porção inferior (perto do intestino delgado), onde o alimento é misturado com o suco gástrico.
Piloro. Última parte do estômago, age como uma válvula para controlar o esvaziamento do conteúdo do estômago para o duodeno.
As três primeiras partes do estômago (cárdia, fundo e corpo) são denominadas de estômago próximo. Algumas células destas regiões do estômago produzem ácido e pepsina (uma das enzimas digestivas), partes do suco gástrico, que ajudam na digestão dos alimentos. Elas também produzem a proteína denominada fator intrínseco, que o organismo precisa para absorver a vitamina B12.
As duas partes inferiores (antro e piloro) são denominadas de estômago distal. O estômago tem duas curvas, que formam sua parte superior e as bordas inferiores. Elas são denominadas de curvatura menor e curvatura maior, respectivamente.
Outros órgãos próximos ao estômago incluem o cólon, fígado, baço, intestino delgado, e pâncreas.
A parede do estômago está formada pelas seguintes partes:

         
Mucosa. A camada mais interna, onde as enzimas digestivas e o ácido estomacal são produzidos. A maioria dos cânceres de estômago se iniciam nesta camada.
Submucosa. A camada de suporte.
Muscularis Própria. Uma espessa camada de músculo que mistura o conteúdo do estômago.
Serosa e Subserosa. Duas camadas exteriores, que revestem o estômago.
As camadas são importantes para determinar o estadiamento da doença e prognóstico do paciente. Quando o tumor se desenvolve a partir da mucosa para as camadas mais profundas, o estadiamento torna-se mais avançado e o prognóstico não é tão bom.
Fonte: American Cancer Society (10/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/

#Câncer #Câncerdeestômago #NovembroAzu l#mulher #homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #MeuCâncerDeESTÔMAGONãoÉIgualAoSeu
 #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinh0 #OBESIDADE #público #SAL #Linfoma
#Deficiência Imunológica #TABAGISMO #ALIMENTOSDEFUMADOS 
#Tumor Carcinoide #Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST) # Adenocarcinoma #Nitratos e nitritos #Infecção por Helicobacter pylori #Tabagismo #mama #síndrome de câncer gástrico difuso hereditário #Dieta, Nutrição, Peso Corporal e Atividade Física #Anemia Perniciosa #ExposiçãoOcupacional #Pólipos#Informação #prevenção #tratamento #diagnóstico #saúdeBrasil #pâncreas #linfomas ##paredefumar #GastropatiaHipertrófica #INCA#ENDOCRINOLOGISTA #BLOG #GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla