Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 17/08/2013 - Data de atualização: 19/05/2017
Um transplante de medula óssea pode às vezes ser usado para crianças cujas chances de serem curadas são mínimas com a quimioterapia convencional ou mesmo intensa. O transplante permite a administração de doses ainda maiores de quimioterapia do que uma criança normalmente poderia tolerar.
A quimioterapia em altas doses destrói a medula óssea, que é onde as novas células sanguíneas são produzidas. Isso pode levar a infecções com risco de vida, hemorragia e outros problemas provocados pela diminuição das taxas sanguíneas. O transplante de células estaminais é administrado após a quimioterapia para restaurar as células-tronco formadoras do sangue na medula óssea.
As células-tronco produtoras do sangue usadas para o transplante podem vir do sangue ou da medula óssea. Às vezes, são usadas células-tronco do sangue do cordão umbilical de um bebê.
Transplante Alogênico de Células-Tronco
Para leucemias infantis, o tipo de transplante usado é conhecido como transplante de células-tronco alogênico. Neste tipo de transplante, as células-tronco formadoras de sangue são doadas de outra pessoa.
O tipo de tecido do doador deve corresponder ao tipo de tecido da criança para prevenir o risco de problemas graves com o transplante. O tipo do tecido é baseado em determinadas substâncias na superfície das células do corpo. Quanto mais próxima a combinação do tecido entre doador e receptor, melhor a chance das células transplantadas reconhecerem e se adaptarem às novas células sanguíneas.
Quando o Transplante de Células-Tronco pode ser indicado
Leucemia Linfoide Aguda (LLA). O transplante pode ser indicado para crianças cuja leucemia não responde bem ao tratamento inicial ou recidivou logo após entrar em remissão. Não está claro se o transplante deve ser realizado em crianças cuja LLA recidivou 6 meses após terminar a quimioterapia inicial. Muitas vezes, estas crianças farão novos ciclos de quimioterapia convencional. O transplante também pode ser indicado para crianças com algumas formas menos comuns de LLA, como aquelas cujas leucemias têm o cromossoma Filadélfia ou aquelas com LLA de células T que não responde bem ao tratamento inicial.
Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Como o LMA recidiva mais frequentemente do que a LLA, muitos médicos indicam o transplante para crianças com LMA logo após entrarem em remissão, se a criança tiver um irmão ou irmã compatível. Se uma criança com LMA recidiva após seu primeiro ciclo de quimioterapia convencional, a maioria dos médicos indica o transplante logo que a criança entrar em remissão novamente. Em ambos os casos, é importante que a leucemia esteja em remissão antes de receber o transplante de células-tronco. Caso contrário, é provável que a leucemia retorne.
Outras Leucemias. O transplante também pode oferecer a melhor chance de cura para alguns tipos menos comuns de leucemia infantil, como a leucemia mielomonocítica juvenil (LMJ) e a leucemia mieloide crônica (LMC). Para a LMC, as terapias alvo provavelmente serão usadas inicialmente para a maioria das crianças, mas um transplante ainda pode ser necessário em algum momento.
Possíveis Efeitos Colaterais
Os possíveis efeitos colaterais do transplante são geralmente divididos em:
Efeitos Colaterais a Curto Prazo
As complicações e efeitos colaterais são basicamente os mesmos provocados pela quimioterapia de alta dose ou radioterapia e podem ser importantes. Estes podem incluir:
Aumento do risco de infeção, fadiga e hemorragia, devido a diminuição das taxas sanguíneas.
Náuseas e vômitos.
Perda de apetite.
Aftas.
Diarreia.
Perda de cabelo.
Um dos efeitos mais comuns e importantes a curto prazo é o risco de infecções graves. Antibióticos são muitas vezes administrados para tentar evitar isso. Outros efeitos colaterais, como diminuição dos glóbulos vermelhos e plaquetas, podem exigir transfusões de sangue ou outros tratamentos.
Efeitos Colaterais a Longo Prazo
Algumas complicações e efeitos colaterais podem durar por muito tempo ou podem não ocorrer até meses ou anos após o transplante. Estes podem incluir:
Doença enxerto hospedeiro.
Problemas pulmonares.
Problemas na tireoide ou em outras glândulas.
Infertilidade.
Problemas ósseos ou de crescimento.
Desenvolvimento de outro câncer anos mais tarde, incluindo a leucemia.
A doença enxerto-versus-hospedeiro é uma das complicações mais graves do transplante alogênico de células-tronco. Isso acontece quando as células do sistema imunológico do doador atacam as próprias células do paciente.
As partes do corpo mais frequentemente afetadas pela doença do hospedeiro incluem a pele, fígado e aparelho digestivo. Os sintomas mais comuns são erupções cutâneas graves e diarreia. Se o fígado é afetado, pode levar a icterícia ou até mesmo a insuficiência hepática. A doença do hospedeiro também pode provocar danos pulmonares, levando a problemas respiratórios. A criança pode se sentir fraca, se sentir cansada, ter náusea, boca seca e dores musculares.
Importante. Antes do transplante converse com o médico do seu filho sobre os possíveis efeitos colaterais a longo prazo.
Fonte: American Cancer Society (03/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#FevereiroLaranjaVerdeRoxo
#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #CâncerdeViaBiliar #Leucemia#LeucemiaemCrianças #LeucemiaLinfóideAguda(LLA)
#LeucemiaLinfóideCrônica(LLC) #LeucemiaMieloideAguda(LMA) #LeucemiaMieloideCrônica(LMC) #LeucemiaMielomonocíticaCrônica(LMMC) #Estatística #ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #TransplantedeMedulaÓssea #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla