Mês Mundial da Doença de Alzheimer: Novidades AAIC: Fatores de risco na doença de Alzheimer
Em meio a pandemia de COVID-19, pela primeira vez a Alzheimer Association International Conference (AAIC 2020) foi um evento totalmente on-line e gratuito. Trata-se do maior encontro da comunidade cientifica sobre a doença de Alzheimer (DA) e outras demências. A tônica do congresso foi a prevenção.
Foram abordados novos fatores de risco para DA como trauma craniano, ingestão abusiva de álcool, tabagismo e poluição ambiental. Antigos fatores de risco também receberam destaque como a inatividade, obesidade e isolamento social. A hipertensão que por diversos mecanismos lesiona o cérebro, favorece a deposição de amilóide e está intimamente relacionada com a DA. O seu tratamento ainda é uma das estratégias mais eficazes para prevenir a perda cognitiva.
Também foram apresentados novos biomarcadores. Os pesquisadores acreditam que a dosagem de fragmentos da proteína Tau no sangue poderá ser um exame de triagem, de baixo custo e menos invasivo para o paciente. É provável que essa tecnologia esteja disponível em 5 anos para uso comercial.
Dentro da complexidade da Doença de Alzheimer foram abordadas desde alterações da flora intestinal até os impactos negativos da discriminação social no funcionamento cerebral o que caracteriza os grandes desafios que ainda estão por vir no enfrentamento à DA.
Saiba mais em nosso site abraz.org.br e acompanhe as nossas redes sociais
Participe do Grupo Viva Bem UOL no Facebook: “Alzheimer: desmistificando os cuidados” (https://bit.ly/vivabemuol)
#abrazalzheimer #vivabemuol
Dra Cybelle Maria Diniz Azeredo Costa | CRM: 81.141
Médica especialista em Geriatria e Gerontologia (SBGG/AMB) da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP Mestre em Ciências da Saúde pela Disciplina de Neurologia UNIFESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla