- QUE ATIVIDADES PODEM SER FEITAS POR UMA PESSOA COM ALZHEIMER?
Uma pessoa com Alzheimer irá progressivamente precisar de assistência para organizar seu dia. Atividades prazerosas e bem planejadas podem reduzi a agitação e melhorar o estado de espírito. O planejamento funciona melhor quando continuamente analisado e ajustado ao estágio da doença.
As atividades podem incluir:
- Tarefas domésticas, como lavar louça ou ajudar no preparo de uma refeição
- Cuidados pessoais
- Exercícios para criatividade, como música, pintura ou artesanato
- Exercícios intelectuais, como leitura ou quebra-cabeças
- Exercícios físicos
- Encontros e reuniões sociais
- Momentos de espiritualidade
O tipo de atividade e como ela é realizada não é tão importante quanto o prazer e o sentimento de realização que a pessoa pode ter ao realiza-la.
Fique sempre atento aos sentimentos de quem você ama.
- PORQUE É IMPORTANTE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE?
É comum que as pessoas com Alzheimer sintam-se inseguras e neguem seu diagnóstico. Nos estágios iniciais da doença, há muitas coisas que o doente de Alzheimer pode fazer para lidar com as mudanças e os desafios que virão.
Aprender tanto quanto você pode sobre seu diagnóstico é o primeiro passo para que você ganhe controle sobre a doença e tome decisões que ajudarão a viver com dignidade com a doença pelo maior tempo possível.
Aprender sobre como a doença vai progredir e impactar a sua vida ajuda a:
- Conectar-se mais fortemente com suas emoções e sentimentos
- Ter maior confiança e planejar seu futuro
- Ser um participante ativo nas decisões financeiras e de cuidado futuras
- Discutir medicamentos e tratamentos disponíveis com seu médico
- Reavaliar suas prioridades
- Educar outras pessoas e reduzir o estigma
Envolva-se. Seja parte da solução.
- QUE DICAS DEVO TER EM MENTE?
Uma pessoa com Alzheimer não precisa deixar de fazer as coisas que gosta. Muitas atividades podem ser modificadas para as possibilidades da pessoa, em cada estágio da doença. Além de melhorar a qualidade de vida, as atividades reduzem as chances de comportamentos como agressividade e irritação.
Você pode ajudar a planejar atividades. Veja algumas dicas:
- Tenha em mente as habilidades e dons da pessoa e valorize isso na rotina;
- Observe as atividades que a pessoa faz com alegria, medo, ansiedade e escolha aquelas que dão satisfação;
- Explore aquelas atividades que a pessoa realiza sem ajuda, como colocar a mesa para uma refeição, lavar a louça, organizar coisas, cuidar de plantas;
- Encoraje o envolvimento da pessoa nas rotinas domésticas e nas atividades que ela gosta de fazer.
Lembre-se de manter o foco na satisfação da atividade e não na sua realização. Não importa como a pessoa com Alzheimer vai realizar a atividade, mas o sentimento que ela provoca.
Como posso ajudar uma pessoa com Alzheimer?
A pessoa com Alzheimer precisa de ajuda para organizar suas atividades. Atividades planejadas podem melhorar o senso de dignidade e de autoestima da pessoa e dar mais sentido à sua vida.
Algumas dicas que podem ser úteis:
- Ajude a pessoa com Alzheimer a começar a atividade;
- Ofereça apoio e supervisão;
- Concentre-se no processo e não no resultado;
- Seja flexível;
- Diga à pessoa que ela é necessária e que sua ajuda será importante;
- Não critique ou corrija a pessoa;
- Se algo não funcionar, pode ser em razão do momento ou da complexidade da atividade. Tente novamente em outro horário ou adapte a atividade.
É verdade que a música ajuda o doente de Alzheimer?
A música pode enriquecer as vidas das pessoas com Alzheimer. Estudos mostram que a música pode reduzir a agitação e melhorar as dificuldades comuns nos estágios intermediários da doença. Mesmo em estágios mais avançados, a pessoa consegue acompanhar o ritmo e cantar partes de músicas da sua infância. A música oferece uma oportunidade para se conectar, mesmo depois que a comunicação verbal se torna comprometida.
- Identifique músicas que são agradáveis à pessoa com Alzheimer. Se possível, deixe que ela mesma escolha;
- Escolha uma fonte que não seja interrompida por comerciais. Isso pode ser confuso para a pessoa com Alzheimer;
- Use a música para criar a atmosfera que você deseja: uma música tranquila pode ajudar a criar um ambiente calmo e uma música mais animada ou uma cantiga de roda pode animar e evocar boas memórias;
- Encoraje o movimento como palmas e dança;
- Evite sobrecarga de estímulos como barulhos externos, televisão ou outros ruídos. Mantenha o volume agradável para a pessoa.
Como posso lidar com a apatia do doente de Alzheimer?
Projetos artísticos e artesanais ajudam a criar sentimento de realização e são oportunidades de expressão pessoal.
Ao planejar atividades para pessoas com Alzheimer nos estágios intermediários ou avançados, siga essas dicas:
- Mantenha o projeto no nível adequado a adultos. Apesar das limitações cognitivas, as pessoas com Alzheimer não devem ser tratadas como crianças;
- Converse ao longo do projeto, encorajando a pessoa e discutindo sobre o que está fazendo;
- Ajude a pessoa a começar o projeto;
- Evite materiais perigosos, tóxicos ou pontiagudos;
- Permita que a pessoa use o tempo que quiser. O importante não é terminar o projeto e tampouco fazê-lo em um único momento.
Existe alguma recomendação sobre alimentação para doentes de Alzheimer?
Nutrição adequada é importante para manter o corpo da pessoa com Alzheimer saudável, evitar alterações de comportamento e a perda de peso.
Na medida em que a doença avança, a perda de apetite e de peso pode se tornar um problema. Nesses casos, o médico pode sugerir a ingestão de suplementos ou a revisão da dieta.
Manter a hidratação pode ser um problema também. Encoraje a ingestão de líquidos oferecendo pequenas e constantes porções de água ou sucos ou alimentos como frutas, sopas, mikshakes e vitaminas naturais.
Consulte sempre seu médico.
O que fazer quando o doente de Alzheimer não se lembra mais das pessoas e das coisas?
Nos estágios mais avançados da Doença de Alzheimer a pessoa pode não se lembrar mais de familiares, amigos, lugares e eventos. As situações que envolvem perda de memória e confusões são bastante difíceis para os cuidadores e exigem muita compreensão e paciência.
- Mantenha-se calmo. Embora ser chamado por um outro nome ou confundido com outra pessoa possa ser doloroso, evite demonstrar sua mágoa;
- Responda com explicações breves e simples. Não sobrecarregue a pessoa com explanações longas e repreensões. Diga somente: "Pensei que fosse sua irmã, Amélia" ou "Eu acho que isso é um garfo";
- Explore fotos e outras lembranças para ajudar a pessoa com Alzheimer a se lembrar de lugares e de pessoas importantes;
- Não tome como pessoal. A doença leva a pessoa que você ama a se esquecer, mas seu apoio e compreensão continua a ser valorizado por ela.
Em 1994, A Organização Mundial da Saúde - OMS - declarou o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Conscientização da Doença de Alzheimer. Desde então, entidades de diferentes setores da sociedade se organizam para reunir profissionais da saúde, cuidadores, familiares e pessoas com Alzheimer em todo o mundo.
A existência de um dia globalmente organizado para isso é fundamental para que governantes, legisladores e a sociedade sejam alertados para o fato de que Alzheimer é uma questão séria de saúde, que terá impactos cada vez maiores sobre os serviços e sobre o sistema de saúde pública.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://naomeesquecas.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla