Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Câncer de Tireoide > Diagnóstico: Biópsia para Diagnóstico do

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 26/11/2019



O diagnóstico conclusivo do câncer de tireoide só pode ser realizado por uma biópsia, que é o procedimento no qual o médico remove uma amostra de tecido para análise. A maneira mais simples de descobrir se um nódulo de tireoide é maligno é a aspiração com agulha fina do nódulo tireoidiano.

Na biópsia aspirativa por agulha fina, o médico utiliza uma agulha muito fina, para aspirar algumas células do tumor, que são posteriormente enviadas para análise em um laboratório de patologia.

Este tipo de biópsia pode ser realizado tanto em consultório como em uma clínica ou hospital. Durante o procedimento a agulha é inserida diretamente no nódulo para aspirar algumas gotas de líquido que contêm as células. O médico geralmente repete este procedimento duas ou três vezes para obter amostras de diversas áreas do nódulo. A agulha é geralmente guiada por ultrassom.

Às vezes, o laudo da biópsia não diz se o nódulo é benigno ou maligno, apenas diz que os resultados são "suspeitos" ou "de significado indeterminado". Se isso ocorrer, o médico pode solicitar testes na amostra para verificar se os genes BRAF ou RET/PTC estão alterados. O diagnóstico dessas alterações é importante na determinação da presença do câncer de tireoide, além de desempenhar um papel para a determinação do melhor tipo de tratamento da doença.

Às vezes os resultados da aspiração por agulha fina não são conclusivos. Nesses casos, é necessária a realização de uma biópsia cirúrgica para obter uma amostra maior de tecido, principalmente, se o médico tem alguma razão para desconfiar que o nódulo possa ser maligno. Isso pode incluir uma lobectomia, que consiste na remoção de um lobo da glândula tireoide. As biópsias cirúrgicas são feitas no centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.

Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)






  



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla