Equipe Oncoguia
- - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 26/11/2019
O câncer de tireoide é um câncer que se origina na glândula. A maior parte dos tumores são benignos, mas outros são malignos, o que significa que podem se disseminar para os tecidos adjacentes e outras partes do corpo.
Tipos de câncer de tireoide
Câncer de tireoide diferenciado
Os carcinomas diferenciados se desenvolvem a partir das células foliculares da tireoide. Nesse tipo de câncer, as células se parecem muito com o tecido tireoidiano normal quando vistas sob um microscópio.
- Carcinoma papilífero. 80% dos cânceres de tireoide são carcinomas papilíferos, também conhecidos por adenocarcinomas papilíferos. Normalmente crescem muito lentamente e geralmente se desenvolvem em apenas um lobo da glândula tireoide. Mesmo que seu desenvolvimento seja lento, muitas vezes os carcinomas papilares se disseminam para os linfonodos do pescoço.
- Carcinoma folicular. O carcinoma folicular ou adenocarcinoma folicular é menos comum do que o carcinoma papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. O carcinoma folicular, ao contrário do papilar geralmente não se dissemina para os linfonodos, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos, como os pulmões ou ossos.
- Carcinoma de células de Hürthle. Esse tipo é também conhecido como carcinoma de células oxífilas. É responsável por cerca de 3% dos cânceres da tireoide. Esse tipo é mais difícil de ser diagnosticado e tratado.
Carcinoma medular de tireoide
O carcinoma medular da tireoide representa 4% dos cânceres da tireoide, e se desenvolve a partir das células C da glândula. Às vezes esse tipo de câncer pode se disseminar para os linfonodos, pulmões, fígado, antes mesmo do nódulo na tireoide ser diagnosticado. Existem 2 tipos de carcinoma medular:
- Carcinoma medular esporádico. Representa 80% dos casos, não é hereditário, afeta apenas um lobo da tireoide e ocorre principalmente em adultos.
- Carcinoma medular hereditário. Esse tipo de câncer frequentemente se desenvolve durante a infância ou início da idade adulta e pode se disseminar cedo. Os pacientes geralmente apresentam doença em diversas áreas de ambos os lobos.
Câncer de tireoide anaplásico (Indiferenciado)
O carcinoma anaplásico ou indiferenciado é uma forma rara de câncer de tireoide, correspondendo apenas a 2% de todos os cânceres da glândula. Esse tumor é denominado indiferenciado, porque as células cancerígenas não se parecem muito com as células normais da tiroide sob o microscópio. É um tumor que invade rapidamente o pescoço e muitas vezes se dissemina para outros órgãos.
Cânceres de tireoide menos comuns
Menos de 4% dos cânceres diagnosticados na tireoide são linfomas tireoidianos, sarcomas da tireoide ou outros tumores raros.
Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla