14 de novembro de 2019
A demência caracteriza-se por prejuízo cognitivo que inclui alterações de memória, raciocínio, concentração, aprendizagem; desorientação têmporo-espacial, e consequente dificuldade na realização de tarefas complexas, julgamento e linguagem, dentre outras desabilidades. Outra dificuldade encontrada é a realização de atividades de dupla tarefa. A dupla tarefa é a capacidade de executar duas atividades simultaneamente (motora e cognitiva, por exemplo), é uma habilidade necessária no dia-a-dia. Para esses pacientes é muito complexo, contar uma história enquanto prepara a comida, ou procurar algo na carteira enquanto anda, por exemplo.
Essa desabilidade é um preditor de alterações na mobilidade, marcha e equilíbrio, aumentando o risco de quedas. Incluir exercícios de dupla tarefa para esses idosos, principalmente associando exercícios de mobilidade e equilíbrio, com os de memória e linguagem, irá adiar perdas funcionais e minimizar o risco de quedas. Isto é o que mostram os estudos, que a cada ano, comprovam mais os benefícios da dupla tarefa na mobilidade e equilíbrio de idosos com demência.
Participe do Grupo: vivabemuol.abraz.org.br
Daniel Vicentini
Graduado em Educação física e Fisioterapia (UNICESUMAR).Especialista em Gerontologia pela SBGG.Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela ABRAFIGE.Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR).Doutor em Gerontologia (UNICAMP). Pós-doutorando em Promoção da saúde (UNICESUMAR)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://abraz.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla